Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

Como funciona uma estação de esgoto Desentupidora Hidro Curitiba

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

Como funciona uma estação de esgoto

Conhecer o processo completo da água poluída até a sua recuperação para o meio ambiente

Todos os resíduos ao ser despejado no ralo passar obrigatoriamente pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o lugar onde a água vai receber cuidados especiais para a volta limpa para o meio ambiente.

Como funciona uma estação de esgoto

Na região metropolitana de Curitiba, o método adotado pela companhia de saneamento do local é a absorção de impurezas por lodo ativado. Este procedimento foi inventado pelos britânicos em 1914, e até hoje é utilizado em vários lugares do mundo.

O tempo estimado para que o processo seja concluído com sucesso é de uns dias. Nesse período, a água poluída vai passar primeiro para a fase líquida e, em seguida, para o sólido.

Neste primeiro passo, todo o esgoto que passa a rede de esgoto será despejado em uma estação de TRATAMENTO de esgoto para o início do tratamento.

Antes de mais nada, a água suja utilizado pela população através de um processo de peneira. São as grades, que mantém papéis, metais, plásticos e outras sujeiras que não será utilizado para os passos seguintes. Em seguida, o esgoto é despejado em uma caixa de onde a areia será mantida para os próximos processos.

Após a remoção do excesso de partículas de areia, a água deve ser tratada no decantador primário. Este processo é absolutamente essencial que a correção é realizada. Nesta etapa, todas as partículas pesadas, serão eliminados por meio de sedimentação.

Logo depois de toda a água livre de partículas mais pesadas vai ser descarregada para o tanque de aeração.

As câmaras são ventilados, de modo que há um estímulo no processo de aeróbica e, conseqüentemente, as bactérias presentes para multiplicar.

Estes são os micro-organismos responsáveis pela emissão, uma vez que todas as impurezas serão consumidos por eles.

Toda a sujeira torna-se um lodo que é retidas no decantador secundário. No total, 90% de toda a impureza será tratada e vai levar o rio ou represa que está mais próximo, impróprios para o consumo de água.

Processo sólido E que fim leva o lodo formado por bactérias durante o processo bioquímico no tanque de aeração? Como não poderia ser de outra forma, o resíduo também passa por tratamento antes de chegar ao aterro sanitário.

Primeiro, a água é separada da parte solidificada por meio do processo de espessamento por flotação. Em seguida, o lodo passa por um processo de solidificação, tornando o resíduo de impurezas que são ainda mais concentradas.

Logo após, o material formado no processo de densificação se encaminha para os digestores. Bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para viver) de alimentação do resíduo solidificado, formando gás metano e água.

Esta eliminação contribui para o lodo perca totalmente o odor desagradável.

Consequentemente, o lodo vai ser desaguado no filtro de imprensa e é comprimido a ser destinado para o aterro sanitário mais próximo de você.
Quer saber todas as notícias e dicas de desentupimento? e fique por dentro de tudo!

estação de tratamento de esgoto

 

Compartilhar esta postagem

Call Now Button
%d blogueiros gostam disto: