Home / Noticias Blog / Saneamento básico, aprenda tudo sobre essa necessidade para os moradores da região de Curitiba

Saneamento básico, aprenda tudo sobre essa necessidade para os moradores da região de Curitiba

Saneamento básico, aprenda tudo sobre essa necessidade de

Conheça as medidas essenciais para a prevenção de doenças, que são ideais para a qualidade de vida

Saneamento básico é o conjunto de medidas que visam proteger a população e o meio ambiente dos riscos para a saúde causados pela exposição dos resíduos, poluição da água e do lixo acumulado. Assim, é correto dizer que os órgãos do governo são obrigados a fornecer o abastecimento de água tratada, esgoto e coleta de lixo para a sua população.

Saneamento Basico

No entanto, apesar dos esforços políticos, especialmente nas últimas 3 décadas, o país ainda deixa muito a desejar em alguns conceitos básicos de saneamento. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2014, somente 58% dos domicílios no Brasil têm rede de esgoto. A maioria dos municípios que não têm estes direitos pertencem às regiões norte e nordeste do país.

Na ausência de pelo menos um serviço de saneamento básico, os moradores serão, fatalmente, expostos a graves doenças de origem bacteriana, viral e herbívoro.

Ele é do governo e o contratante (geralmente gerenciados de uma forma monopólica) a aplicação de medidas apropriadas, que você vê abaixo.

Saneamento básico, saiba tudo sobre essa necessidade em que o brasil tem

Abastecimento de água

Para ser consumido de forma ideal para um ser humano, a água não deve ser misturado com matéria orgânica. Portanto, para que isso aconteça, ele deve ser enquadrado nos padrões de potabilidade.

O Sistema Público de Água é responsável pelo fornecimento de fontes de água (mananciais), bem como a captura e o tratamento do mesmo, para ser distribuído sob a forma de beber para a população.

Rede de esgoto

A coleta de esgotos é essencial para a salubridade. Afinal, a remoção dos resíduos humanos e outros despejos através do sistema de esgotos evita a contaminação e, consequentemente, de doenças graves.

No Brasil, o sistema empregado é do tipo separador, que consiste na separação entre as águas residuais domésticas e de águas pluviais.

Em outros países, existem dois tipos de redes: a unidade para a recolha de esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor; e a mista, que inclui rede de esgoto e de águas pluviais.

Esgoto

A coleta de lixo

O famoso caminhão de lixo é responsável pela remoção dos resíduos despejados pela população. Além de evitar a presença de ratos e insetos nocivos à saúde humana, a retirada do lixo age diretamente sobre os fatores de ordem psicológica, uma vez que o efeito de limpeza também influencia a qualidade de vida de uma comunidade.

Os detritos podem ter vários destinos, tais como: o aterro, que é descarregado no céu aberto, mas que, felizmente, está a ser gradualmente abolida; a compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo para a agricultura; a reciclagem de materiais inorgânicos que podem ser reutilizados; e, finalmente, a incineração de resíduos hospitalares ou de perigo de contaminação.
Quer saber todas as notícias e dicas de desentupimento? e fique por dentro de tudo!

Veja esse projeto que faz muito tempo que esta dando muito certo em Curitiba. O Lixo que não é Lixo é constituído por materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais, sucatas de fogão, de televisão, de máquina de lavar, entre outros.

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Hospital particular pede ajuda a prefeitura de Curitiba devido a falta de remédios para UTI, diz secretária

Apesar do sol, chuva deve retornar nesta quinta-feira (14), em Curitiba

O insensível mais intenso se despediu dando lugar a temperaturas mais agradáveis, com a aparição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button