Saneamento básico, aprenda tudo sobre essa necessidade para os moradores da região de Curitiba
Saneamento básico, aprenda tudo sobre essa necessidade de
Conheça as medidas essenciais para a prevenção de doenças, que são ideais para a qualidade de vida
Saneamento básico é o conjunto de medidas que visam proteger a população e o meio ambiente dos riscos para a saúde causados pela exposição dos resíduos, poluição da água e do lixo acumulado. Assim, é correto dizer que os órgãos do governo são obrigados a fornecer o abastecimento de água tratada, esgoto e coleta de lixo para a sua população.
No entanto, apesar dos esforços políticos, especialmente nas últimas 3 décadas, o país ainda deixa muito a desejar em alguns conceitos básicos de saneamento. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2014, somente 58% dos domicílios no Brasil têm rede de esgoto. A maioria dos municípios que não têm estes direitos pertencem às regiões norte e nordeste do país.
Na ausência de pelo menos um serviço de saneamento básico, os moradores serão, fatalmente, expostos a graves doenças de origem bacteriana, viral e herbívoro.
Ele é do governo e o contratante (geralmente gerenciados de uma forma monopólica) a aplicação de medidas apropriadas, que você vê abaixo.
Abastecimento de água
Para ser consumido de forma ideal para um ser humano, a água não deve ser misturado com matéria orgânica. Portanto, para que isso aconteça, ele deve ser enquadrado nos padrões de potabilidade.
O Sistema Público de Água é responsável pelo fornecimento de fontes de água (mananciais), bem como a captura e o tratamento do mesmo, para ser distribuído sob a forma de beber para a população.
Rede de esgoto
A coleta de esgotos é essencial para a salubridade. Afinal, a remoção dos resíduos humanos e outros despejos através do sistema de esgotos evita a contaminação e, consequentemente, de doenças graves.
No Brasil, o sistema empregado é do tipo separador, que consiste na separação entre as águas residuais domésticas e de águas pluviais.
Em outros países, existem dois tipos de redes: a unidade para a recolha de esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor; e a mista, que inclui rede de esgoto e de águas pluviais.
A coleta de lixo
O famoso caminhão de lixo é responsável pela remoção dos resíduos despejados pela população. Além de evitar a presença de ratos e insetos nocivos à saúde humana, a retirada do lixo age diretamente sobre os fatores de ordem psicológica, uma vez que o efeito de limpeza também influencia a qualidade de vida de uma comunidade.
Os detritos podem ter vários destinos, tais como: o aterro, que é descarregado no céu aberto, mas que, felizmente, está a ser gradualmente abolida; a compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo para a agricultura; a reciclagem de materiais inorgânicos que podem ser reutilizados; e, finalmente, a incineração de resíduos hospitalares ou de perigo de contaminação.
Quer saber todas as notícias e dicas de desentupimento? e fique por dentro de tudo!
Veja esse projeto que faz muito tempo que esta dando muito certo em Curitiba. O Lixo que não é Lixo é constituído por materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais, sucatas de fogão, de televisão, de máquina de lavar, entre outros.