Home / Noticias Blog / VÍDEO: agendamentos para fazer a identidade têm demorado cerca de 45 dias – Geral

VÍDEO: agendamentos para fazer a identidade têm demorado cerca de 45 dias – Geral

Foto: Renan Mattos (Quotidiano)

Durante a pandemia, o serviço de confecção de carteiras de identidade em Santa Maria foi um dos poucos que não parou. Só que, dissemelhante de antes que bastava chegar até a sede do Instituto-Comum de Perícias (IGP) para conseguir marcar um horário, agora, para evitar aglomerações, é preciso fazer agendamento pelo site ou por telefone. Isso tem levado, em média, 45 dias – mais o tempo de até 15 dias para a entrega do documento.

VÍDEO: atividades coletivas estão proibidas novamente em Santa Maria

Entretanto, alguns usuários têm encontrado dificuldade em marcar horário pelo site e relatam que, ao selecionar a cidade de Santa Maria, a mensagem que aparece é que “não há horários disponíveis no região selecionados”. O encanador Mauro Edson Roque Júnior, 28 anos, disse que conseguiu só depois de três dias de tentativa. Quando conseguiu, o horário era para 40 dias depois:

– Atrapalha bastante, até mesmo para viajar. É vergonhoso, porque em Restinga Sêca, por exemplo, sai a carteira de identidade na hora. Viemos uns quantos dias e está vazio mas não podiam atender – conta.

A estudante Caroline dos Santos Porto, 34 anos, conta que descobriu a possibilidade de agendamento pelo site há tapume de um mês, e ficou feliz que por esse meio seria mais fácil, já que precisa fazer a primeira via do documento do fruto. Mas até o momento, ela não conseguiu nenhum horário:

– Eu já tentei várias vezes, mas no site nunca tem horário. Eu acabei parando de tentar e não sei mais o que fazer – completa Caroline.

VÍDEO: podcast marca oito anos do incêndio da boate Kiss


O QUE DIZ O IGP 
O IGP afirmou, por meio da assessoria de prelo, que o sistema de agendamento pela internet oferece horários para os próximos 45 dias, e que a demanda tem sido suprema porque historicamente no verão as pessoas aproveitam as férias para procurar o órgão. A média, normalmente, é 78 atendimentos diários, mas só neste mês esse número saltou para 97. O tempo de pausa entre um atendimento e outro aumentou de 15 para 20 minutos, pois é preciso fazer a limpeza completa do região nesse período. 

Outro fator que impacta na falta de horários, segundo o órgão, é que tapume de 25% das pessoas que fazem o agendamento não comparecem no dia e horário marcado. De 4 a 8 de janeiro, dos 148 agendamentos feitos pelo site para o posto de Santa Maria, 101 pessoas não compareceram. Por isso o IGP pede que o usuário cancele com antecedência o agendamento para que novas vagas possam penetrar.

O IGP pede que a população priorize casos que não possam ser adiados, uma vez que em casos em que é preciso retirar um medicamento com urgência ou alguma cirurgia. Em situações emergenciais, é provável conseguir o agendamento em até dois dias – para isso, basta vincular para o IGP e explicar a situação, que será analisada. O documento de identidade não tem prazo de validade, com exceção de casos de viagem, onde os países normalmente exigem a carteira com até 10 anos de expedição.

Justiça Federalista nega novo prorrogação do Enem 2020

PARA FAZER A IDENTIDADE

  • É preciso agendar pelo site ou pelo telefone (55) 3223-2730 (às vezes, das 8h às 14h)
  • Endereço: Rua Gaspar Martins, 1915
  • A primeira via é gratuita, e a segunda custa R$ 71,10 (com entrega de até 15 dias) ou R$ 92,43 na modalidade expressa (com entrega de até 5 dias úteis). São isentos na segunda via maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência).

Origem: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Laboratório Tecpar Covid

Para refrescar:conheça dez cachoeiras perto de Curitiba

Catadupa do Panelão| Foto: Reprodução/Facebook Zero melhor que um banho de cascata para se refrescar …

Call Now Button