Home / Noticias Blog / VÍDEO: agendamentos para fazer a identidade têm demorado cerca de 45 dias – Geral

VÍDEO: agendamentos para fazer a identidade têm demorado cerca de 45 dias – Geral

Foto: Renan Mattos (Quotidiano)

Durante a pandemia, o serviço de confecção de carteiras de identidade em Santa Maria foi um dos poucos que não parou. Só que, dissemelhante de antes que bastava chegar até a sede do Instituto-Comum de Perícias (IGP) para conseguir marcar um horário, agora, para evitar aglomerações, é preciso fazer agendamento pelo site ou por telefone. Isso tem levado, em média, 45 dias – mais o tempo de até 15 dias para a entrega do documento.

VÍDEO: atividades coletivas estão proibidas novamente em Santa Maria

Entretanto, alguns usuários têm encontrado dificuldade em marcar horário pelo site e relatam que, ao selecionar a cidade de Santa Maria, a mensagem que aparece é que “não há horários disponíveis no região selecionados”. O encanador Mauro Edson Roque Júnior, 28 anos, disse que conseguiu só depois de três dias de tentativa. Quando conseguiu, o horário era para 40 dias depois:

– Atrapalha bastante, até mesmo para viajar. É vergonhoso, porque em Restinga Sêca, por exemplo, sai a carteira de identidade na hora. Viemos uns quantos dias e está vazio mas não podiam atender – conta.

A estudante Caroline dos Santos Porto, 34 anos, conta que descobriu a possibilidade de agendamento pelo site há tapume de um mês, e ficou feliz que por esse meio seria mais fácil, já que precisa fazer a primeira via do documento do fruto. Mas até o momento, ela não conseguiu nenhum horário:

– Eu já tentei várias vezes, mas no site nunca tem horário. Eu acabei parando de tentar e não sei mais o que fazer – completa Caroline.

VÍDEO: podcast marca oito anos do incêndio da boate Kiss


O QUE DIZ O IGP 
O IGP afirmou, por meio da assessoria de prelo, que o sistema de agendamento pela internet oferece horários para os próximos 45 dias, e que a demanda tem sido suprema porque historicamente no verão as pessoas aproveitam as férias para procurar o órgão. A média, normalmente, é 78 atendimentos diários, mas só neste mês esse número saltou para 97. O tempo de pausa entre um atendimento e outro aumentou de 15 para 20 minutos, pois é preciso fazer a limpeza completa do região nesse período. 

Outro fator que impacta na falta de horários, segundo o órgão, é que tapume de 25% das pessoas que fazem o agendamento não comparecem no dia e horário marcado. De 4 a 8 de janeiro, dos 148 agendamentos feitos pelo site para o posto de Santa Maria, 101 pessoas não compareceram. Por isso o IGP pede que o usuário cancele com antecedência o agendamento para que novas vagas possam penetrar.

O IGP pede que a população priorize casos que não possam ser adiados, uma vez que em casos em que é preciso retirar um medicamento com urgência ou alguma cirurgia. Em situações emergenciais, é provável conseguir o agendamento em até dois dias – para isso, basta vincular para o IGP e explicar a situação, que será analisada. O documento de identidade não tem prazo de validade, com exceção de casos de viagem, onde os países normalmente exigem a carteira com até 10 anos de expedição.

Justiça Federalista nega novo prorrogação do Enem 2020

PARA FAZER A IDENTIDADE

  • É preciso agendar pelo site ou pelo telefone (55) 3223-2730 (às vezes, das 8h às 14h)
  • Endereço: Rua Gaspar Martins, 1915
  • A primeira via é gratuita, e a segunda custa R$ 71,10 (com entrega de até 15 dias) ou R$ 92,43 na modalidade expressa (com entrega de até 5 dias úteis). São isentos na segunda via maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência).

Origem: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Dicas para banheiro de agachamento

Tipos de poluentes que um sistema de tratamento de água pode remover

Vou ter dar todas as dicas de tudo o que você precisa saber antes de …

Call Now Button