Home / Noticias Blog / Tendência de alta: Triplicam testes positivos de covid-19 em laboratório de Curitiba

Tendência de alta: Triplicam testes positivos de covid-19 em laboratório de Curitiba

O Laboratório de Análises Clínicas (LANAC), com sede em Curitiba, viu triplicar os casos positivos de covid-19 em maio, na verificação com o mês de abril, principalmente depois do propósito das medidas restritivas para evitar o progressão da doença. Em abril, a cada 100 exames de RT-PCR realizados no LANAC, entre sete e oito eram positivos, não chegando a 10%. Em maio, entretanto, a cada 100 exames, 30 são positivos.

(Foto: Luiz Costa/SMCS)

O diretor técnico do LANAC, Marcos Kozlowski, afirmou à Orquestra B, na manhã desta terça-feira (18), que esse aumentou coincide com o propósito das medidas mais restritivas.

“Comparando com o mês de abril, em seguida o lockdown, a positividade aumentou muito. Dobrou o número de pessoas procurando o LANAC para fazer os testes e a positividade subiu consideravelmente. Isso indica que o vírus está circulando e contaminando mais. Com o relaxamento das medidas restritivas, você acaba visitando parentes, se reunindo na empresa e, consequentemente, aumenta a transmissão”

Questionado sobre possíveis casos de reinfecção, o diretor técnico afirmou que isso é tratado com muito zelo.

“São raros os casos que aparecem para nós e para confirmar uma reinfecção são necessários estudos. Acontece muito da pessoa ter um teste rápido falso positivo, daí depois a pessoa tem os sintomas, faz o RT-PCR e aí sim dá positivo. Diante disso, dentro dos critérios do Ministério da Saúde, são raros os casos de reinfecção”

Com os números em suprema, Marcos Kozlowski ponderou que a prevenção segue sendo o melhor remédio.

“Uso de máscara, álcool em gel e manter o isolamento social o sumo provável para evitar a contaminação. A prevenção ainda é o melhor negócio, enquanto a maioria da população não tiver sido vacinada”

Casos em suprema

Curitiba registrou nasegunda-feira (17/5), 756 novos casos de covid-19 e 22 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Com isso, os casos ativos da doença chegaram a 8593, um aumento de 24% no período de dez dias.

Original: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Mercedes bate em carro estacionado e uma pessoa fica ferida em acidente no Água Verde

Mercedes bate em carro estacionado e uma pessoa fica ferida em acidente no Água Verde

Em uma das batidas, uma passageira estava desembarcando de um veículo de aplicativo Por Redação …

Call Now Button