Sem água há três dias, moradores do Santa Cândida sofrem
Moradores do bairro Santa Cândida estão vivendo um drama desde a última quinta-feira (7). Sem água nas torneiras, nem para ingerir ou cozinhar, eles reclamam do descaso da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Em entrevista à Orquestra B, a professora de ensino infantil, Sheilla Maria contou que foi pega de surpresa.
“Na quinta feira, eu coloquei a roupa para desancar, pensando que ia chover, ai quando liguei a máquina, vi que a pressão estava pouca, encheu a máquina só até a metade. Liguei para minha vizinha e ela disse que estávamos sem água. Desse modo fui até o site para verificar a água da Sanepar, e li que no dia 4 foi informado que faltaria água. A príncipio achei que seria de um dia para o outro, menos de 24 horas. Desde pois, assim passou quinta, sexta, hoje (sábado) e até agora não tem previsão de retorno”, disse a professora.
Sheilla afirmou que tem caixa d’água, mas que, pela quantidade de dias, o equipamento não foi suficiente para suprir a demanda da casa.
“Foi informado que viria uma emergência para verificar a situação, mas até agora zero. Tem centenas de vizinhos sem água. Temos caixa, mas a água da caixa já acabou. A minha acabou na quinta mesmo. Nós estamos nesse impasse com a Sanepar, estamos com as contas pagas e eles não dão parecer, falam que está tudo normal mas não tem água. Teve uma atendente que, quando eu liguei, perguntou se eu não tinha fechado o registro. Nós não mexemos justamente para não ter esses problemas”, relatou.
Segundo a professora, é frustrante precisar de água e não ter, mesmo pagando pelo serviço.
“Eu chorei hoje, nós pagamos a conta de água e a luz sempre em dia, pois é principal para a nossa sobrevivência. A gente chega do trabalho cansada, vai tentar Desentupir a casa, lavar a roupa, fazer uma comida, e não consegue. Eu comprei água hoje para fazer uma comida a este respeito na minha casa. Isso são coisas que frustram a gente, eu fico muito chateada. É muito triste você querer tomar uma água na torneira e não ter”, lamentou.
O que diz a Sanepar
Por meio de nota enviada à Orquestra B, a Sanepar informou que “foram feitas manobras no sistema. Visto que não voltou a água, as equipes estão fazendo pesquisa de vazamento oculto na região”.
A empresa completa dizendo que “as equipes da Sanepar continuam trabalhando na região para identificar a justificação da falta de água e solucionar os problemas”.