Salvador inicia ‘operação assistida’ e altera frota do transporte coletivo a partir desta segunda
Atualmente, a capital baiana registra 30% do volume usual de passageiros transportados e 40% da frota de dias normais em atuação. Foto: Mateus Pereira / Divulgação.
Subúrbio Ferroviário terá a número de veículos ampliado para 60% do volume normal de dias úteis
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de Salvador, na Bahia, informou por meio de nota que vai iniciar uma “operação assistida” nos ônibus municipais a partir desta segunda-feira, 1º de junho de 2020.
Com a mudança, a quantidade de veículos em operação será alterada. Entre as mudanças está o fato de que o Subúrbio Ferroviário terá a frota ampliada para 60% do volume normal de dias úteis.
Assim, no total, 236 veículos atenderão à demanda ocorrida na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e na BA-528, também conhecida como Estrada do Derba.
De acordo com a Prefeitura, as linhas que terão reforço na frota são aquelas que apresentaram maior aglomeração de passageiros nesse período de combate à pandemia.
São elas: 1607 – Paripe x Barra; 1612 – Paripe x Rodoviária; 1614 – Mirante de Periperi x Itaigara; 1616 – Plataforma x Pituba; 1633 – Mirante de Periperi x Ondina; 1634 – Alto de Coutos x Pituba; 1637 – Mirantes de Periperi x Imbuí/Boca do Rio; e 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba.
Também segundo a Prefeitura, será empregada frota reguladora em pontos especiais de partida de ônibus na Avenida Suburbana, sentido Centro, para facilitar o escoamento da demanda ao longo da via. Esses pontos estão localizados em Periperi, em frente à Rua da Glória; Itacaranha/Escada, em frente ao Posto BR; e em Plataforma, no Largo do Luso.
Além disso, serão implantados dois postos de captação de demanda e fiscalização do embarque de passageiros. Eles estarão situados na rotatória da subida para o Alto do Cabrito e no Lobato, em frente à antiga Cesta do Povo.
DEMANDA
Atualmente, a capital baiana registra 30% do volume usual de passageiros transportados e 40% da frota de dias normais em atuação, conforme informado pela Prefeitura.
“Apesar do resultado positivo do trabalho realizado no atendimento à demanda nos terminais de ônibus, ainda ocorrem casos de aglomeração de passageiros, principalmente em linhas que atendem ao Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais populosas de Salvador.”
ÁLCOOL GEL
A Prefeitura informou ainda que está sendo disponibilizado álcool em gel 70% na entrada de todos os ônibus para evitar a transmissão do novo coronavírus. Os cobradores serão responsáveis por garantir que todos higienizem as mãos antes de entrar no veículo.
“Assim como já é realizado na fiscalização do uso das máscaras, técnicos da Semob vão fazer a medição da temperatura das pessoas em estações ou nos ônibus. Outra medida é a higienização e desinfecção rápida dos fins de linha, nos mesmos moldes do que já está sendo feito nos veículos”, informou a Prefeitura, em nota.
“Além das máscaras faciais, os cobradores e motoristas deverão usar protetores faciais, também chamados de face shields, a serem fornecidos pelas empresas de ônibus. Estes trabalhadores também deverão passar por testes rápidos, a serem feitos com regularidade”, detalhou também.
CAMPANHA
A Prefeitura informou também que promoverá a campanha “Não dê carona ao corona: proteja-se no transporte público”, com o objetivo de conscientizar a população para a importância de fazer a sua parte para evitar a transmissão da Covid-19.
“A ação será veiculada através de cartazes, adesivos e vídeos em ônibus, cartazes no mobiliário urbano, folhetos a serem distribuídos aos usuários em terminais e locais com grande circulação de pessoas, e inserções na mídia em geral.”
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Relacionado
Compartilhe a reportagem nas redes sociais: