Home / Dicas / Qual é a vida útil do encanamento de uma casa?

Qual é a vida útil do encanamento de uma casa?

Qual é a vida útil do encanamento de uma casa?

Alguns imóveis foram construídos para durar anos, décadas e até séculos. Mesmo assim, para que isso ocorra, é necessário atualizar, trocar ou modificar algumas de suas partes que não possuem uma vida útil tão longa quanto a do imóvel em si.

Tudo o que existe possui uma vida útil, que nada mais é do que o tempo que tal coisa pode exercer a sua funcionalidade corretamente. Aparelhos domésticos, dispositivos eletrônicos, instalações elétricas, tudo isso precisa ser trocado ou atualizado em algum momento. Com o encanamento de uma residência, não é diferente.

Muitos usuários acreditam que ele durará para sempre e, contanto que ainda esteja funcionando, está tudo bem. Isso pode acarretar problemas cuja origem será difícil de descobrir. E só quando chamam uma desentupidora é que essas pessoas percebem o seu erro.

Descobrindo a vida útil

O tempo de vida útil, na verdade, depende do material utilizado para construir o encanamento. Veja a seguir os três tipos mais comuns:

Vida útil do encanamento

  • Tubos metálicos

Costumam ser feitos a partir de aço galvanizado e são bem resistentes. Por ser de um material forte, este tipo de tubo costuma ter uma vida útil entre 12 e 18 anos. Prédios altos e tubulações de incêndio se beneficiam muito deles.

  • Canos de PVC

São muito usados em construções residenciais. Também são os mais indicados para as redes de esgoto e de abastecimento de água, pois possuem alta resistência à corrosão e suas manutenções custam menos do que as dos outros tipos.

Além disso, a sua flexibilidade é de se admirar, pois eles resistem a várias intempéries. Por tudo isso, a sua vida útil tem uma média de 25 anos, mas, se passarem pelas manutenções corretas, ela pode chegar a até 45 anos!

  • Tubos de cobre

São muito comuns e perfeitos para os encanamentos de água quente, já que têm grande estabilidade química. Eles podem durar mais tempo, podendo ter uma longa vida útil de até 80 anos se forem mantidos nas condições corretas.

Para que o encanamento alcance o seu potencial máximo e uma longa vida útil, é necessário que ele passe por manutenções regulares e seja bem-cuidado. Por isso, chamar uma desentupidora para realizar uma manutenção preventiva é importante, mas tome cuidado em qual Desentupidora Chamar.

Aumentando a vida útil

Qual é a vida útil do encanamento de uma casa

Além de realizar as manutenções e os serviços de desentupidora, essa empresa poderá orientar sobre as ações que colaboram para que o encanamento dure por mais tempo.  Entender as características dos diferentes tipos de materiais é o primeiro passo, assim como saber quais tipos são os mais indicados para cada situação.

Proteger o encanamento também é uma ótima maneira de melhorar a sua vida útil. É preciso conhecer o material para saber qual junta usar, como a veda rosca ou a solda.

A limpeza periódica também é crucial para evitar que ocorra o acúmulo de algum material corrosivo ou de gordura que possa entupir o cano e causar um problema.

Quem mora em Curitiba não deve perder tempo! É possível entrar em contato com a Dedetizadora e Desentupidora Hidro Curitiba. Ela conta com profissionais qualificados que poderão orientar sobre as características de cada encanamento e a melhor forma de mantê-lo. Os que residem em São José dos Pinhais, também podem encontrar uma filial lá. Além disso, a Hidro desentupidora também está em Colombo, Pinhais ou Araucária.

Sobre Pedro Portes

Verifique também

Por que toda empresa deve ter um 'plano de gerenciamento de resíduos perigosos'

Os 5 principais benefícios de usar uma empresa de Desentupidora Curitiba de carpetes ecológica

Duto entupido: razões para contratar uma Desentupidora Curitiba especializada uma vez que a Desentupidora Curitiba …

Call Now Button