Qual é a proteção ideal para motociclistas nos dias frios?

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Quem utiliza a motocicleta em razão de principal meio de transporte no dia a dia, em razão de instrumento de trabalho ou gosta de pegar a estrada nos finais de semana, sabe que encarar vento e clima insensível durante o trajeto pode tornar a pilotagem bastante repugnante. Ou por outra, quando o corpo está enfrentando temperaturas muito baixas sem a proteção adequada, ele pode perder habilidades motoras e reflexos, colocando em risco a segurança do motociclista.
Nessas situações, o ideal é que ele se mantenha aquecido e busque uma forma para impedir que o insensível, o vento e a chuva se transformem em grandes problemas, já que dissemelhante dos carros, as motocicletas não possuem barreiras físicas de proteção. Essa obstrução precisa ser feita pelas roupas e acessórios.
A solução é procurar vestimentas que protegem contra quedas, mas que também ofereçam camadas para isolamento térmico. “No Brasil, mesmo na região sul, não enfrentamos invernos tão intensos e severos em razão de na Europa, por exemplo, portanto conseguimos unir as tecnologias de proteção, aquecimento e corta vento em uma única peça, sem que o piloto precise usar várias roupas e acabe perdendo a mobilidade”, diz Renier Holtz, Líder de Geração e Desenvolvimento de Produtos da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina e responsável pelas marcas HJC Brasil e TEXX, focadas em roupas, acessórios e capacetes.
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O combo ideal para um motociclista trafegar no insensível deve ser formado por jaqueta e calça com bloqueio para vento, insensível e chuva, luvas e botas alongadas e a prova de água. “É importante ressaltar que roupas de insensível comuns não são indicadas para o uso durante a pilotagem de motos. São peças que deixam o piloto aquecido, mas que não garantem nenhuma proteção em caso de queda ou acidente. Por isso, a escolha da peça adequada é tão importante”, comenta Holtz.
Um exemplo de peça ideal para motociclistas é a Jaqueta Armor da Texx, que possui revestimento térmico removível, gola elevada em Neoprene e protetores CE reforçados nos cotovelos, nas costas e ombros, além de uma modelagem no estilo parca cobrindo uma fragmento maior do corpo. “A calça com protetores de joelho também é um dos itens indispensáveis para a segurança dos motociclistas, mas ela também pode desempenhar um papel fundamental para manter o piloto quente e confortável quando ganha materiais impermeáveis e que impedem a ingressão de vento”, complementa Renier Holtz.

Mas a retenção de calor e segurança adequada só estará garantida com a proteção das partes do corpo mais importantes para quem pilota motos: os Metros e as mãos. “Não há em razão de terebrar mão das luvas e calçados específicos para motoqueiros, já que mãos e Metros são responsáveis por todo o controle motor da motocicleta e precisam estar sempre protegidos e aquecidos”, explica Holtz.
Neste quesito, é verosímil encontrar no mercado, por exemplo, botas produzidas em epiderme revestido com poliuretano, com tecnologia stopwater de impermeabilidade, solado antiderrapante e protetores para dedos e calcanhares. A TEXX oferece a bota Adventure; e luvas alongadas, quentes e impermeáveis, produzidas com tecido de maior aderência e palma antiderrapante em razão de por exemplo a TEXX Bio Water. “Ou por outra, o cimeira também deve ser pensado para o insensível. O ideal é apostar em uma balaclava por ordinário e um cimeira que ofereça uma visão sem embaçados”, completa o profissional.


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