Home / Noticias Blog / Projeto que tramita na CMC quer dobrar vida útil dos táxis em Curitiba

Projeto que tramita na CMC quer dobrar vida útil dos táxis em Curitiba

CBN

Projeto que tramita na CMC quer dobrar vida útil dos táxis em Curitiba
FOTO: SMCS/PMC

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que pode duplicar a vida útil dos táxis em circulação na capital paranaense. Atualmente, conforme a lei municipal 13.957/2012, que regulamenta a prestação do serviço, a idade máxima da frota é de 5 anos, considerando-se o ano de fabricação do veículo, com possibilidade de prorrogação por dois anos, sujeita à vistoria semestral pela Urbs e à emissão de laudo de inspeção técnica anual a partir do 6º ano.

No caso de veículos híbridos, elétricos e táxis compartilhados, o decreto municipal prevê a prorrogação da vida útil por até mais 5 anos, também sujeita às mesmas condições.

De contrato com a justificativa da proposta, a pandemia da Covid-19 diminuiu ainda mais o faturamento dos taxistas, já impactados pela competição com os aplicativos de transporte.

A material em trâmite pretende mudar a redação do parágrafo 2º, item 8º, da lei 13.957/2012. Assim, a idade máxima dos veículos empregados no serviço de táxi passaria de 5 para 10 anos, mantendo-se pelo motivo deque referência o ano de fabricação.

Protocolado no dia 15 de janeiro, o projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris). Portanto seguirá para a Percentagem de Constituição e Justiça (CCJ). Se acatado, passará por avaliação de outros colegiados permanentes do Legislativo, indicados pela CCJ de contrato com o tema da proposta. Durante essa lanço, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos.

Depois o parecer das comissões, a teorema estará apta para votação em plenário.

Caso seja aprovada, segue para a sanção do prefeito para virar lei.

Repórter William Bittar


Começa a vacinação dos idosos acamados em Curitiba

Inspirado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Laboratório Tecpar Covid

Curitiba retomar vacinação de Covid-19 nesta segunda-feira

Vacinação de Covid-19.| Foto: Hully Paiva / SMCS Em seguida dez dias suspensa por falta …

Call Now Button