Produção de água no litoral do Parana chegou aos 900 milhões de litros

Produção de água no litoral do Parana chegou aos 900 milhões de litros

Produção de água no Litoral já chegou a 900 milhões de litros

praias do parana 2019

Desde o início da Operação Verão, em 21 de dezembro, a Sanepar já produziu cerca de 900 milhões de litros de água nos municípios de matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

O pico de produção foi nos dois dias anteriores ao início do dia 1.o: no domingo e na segunda (30 e 31), quando ocorreram 95 milhões de litros de água em cada um desses dias.

LIMPEZA DAS PRAIAS – A Sanepar recolheu as areias das praias 174 toneladas de lixo, jogado de forma inadequada pelos veranistas, de 20 de dezembro de 1.o de janeiro. O dia de maior acúmulo de lixo foi o primeiro do ano, como reflexo da festa de Fim de ano, com 27 toneladas. A coleta é realizada de forma manual por 78 trabalhadores durante o dia, a partir das 10h, a 48 km de faixa de areia nas praias de Guaratuba, matinhos e Pontal do Paraná. A partir das 20h, seis máquinas saneadoras fazem o serviço de limpeza da areia. No total, são empregadas 104 pessoas para o serviço até o final da Operação Verão, no dia 10 de março.

O lixo que é depositado pelos turistas em tambores nas calçadas das praias é recolhido pelas prefeituras dos três municípios, que também fazem a coleta do lixo nas cidades. Os municípios também são responsáveis pelo destino do lixo coletado na areia das praias da Sanepar.

CHUVEIROS ECOLÓGICOS – Mais de 63 mil visitantes tomaram banho nas duchas ecológicas instaladas pela Sanepar nas praias de Guaratuba, matinhos e Pontal do Paraná, nos primeiros dias da Operação Verão. Ao longo da margem, foram instalados 55 chuveiros em 10 pontos fixos.

O Projeto Chuá tem a pegada ecológica, porque os chuveiros tirar água do lençol freático, que é tratada com pastilhas de cloro para ser utilizada pelos banhistas. A água não é potável. Também é uma medida de economia de água potável, porque as pessoas podem tirar a areia do corpo antes de ir para casa.

PRAIA ACESSÍVEL – O Projeto Praia Acessível já atendeu 92 para cadeiras de rodas e pessoas com dificuldade de mobilidade com cadeiras anfíbias, que permitem o banho de mar com segurança.

O projeto é desenvolvido em conjunto pela Sanepar e a Secretaria de estado da Família e Desenvolvimento Social (em português). Nas praias de Guaratuba, matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias.As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar.

Estão equipados com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por ser mais altas, que permitem que o usuário entre no mar a uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe de especialistas, ajuda as pessoas no seu uso. As equipes de atenção receberam treinamento especializado do CONSULTADO.

EDUCAÇÃO sócio – AMBIENTAL – Equipamentos de Sanepar também desenvolvem atividades de educação ambiental, com distribuição de material informativo de uso racional da água, garrafas squeeze, bolas, viseiras e de sacos de plástico para que os banhistas recolham o lixo produzido na areia.

Já foram distribuídas mais de 20 mil bolsas, 867 bolas e 550 garrafas. Além disso, os equipamentos de lazer itinerantes fazem atividades lúdicas com os turistas, com jogos e brincadeiras sobre a água, águas residuais, resíduos sólidos e a biodiversidade do Litoral.

O ônibus Eco Expresso, que tem uma maquete dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto sanitário, que já recebeu 420 visitas.

Endereços das lojas da Sanepar – Projetos Chuá e Praia Acessível:

MATINHOS Avenida Atlântica, 2010, frente à Sorveteria DVickz Pipeline – Avenida Atlântica, na altura do número 876 (entre a Avenida Santander e a Rua Oslo, perto do Restaurante Canoa Quebrada)Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto salva-vidas)

GUARATUBA Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e a Avenida Dr. João Cândido (junto ao parque de estacionamento de carro)da Praia de Caieiras – Rua San Remo, perto da Rua Projetada a, e para A Rua Saturnino Neves).Avenida Atlântica, próximo ao número 500 (em frente à Associação dos Magistrados do Paraná).

PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Sul – Rua dos Links (perto da Avenida de Mira-Mar, o Centro de Estudos do Mar da universidade federal da Pousada da Ub, perto da guarita dos salva-vidas)Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua de Fernando de Noronha e a Rua São Luis, perto do Restaurante o Atlântico Sul e para a guarita dos salva-vidas)Praia do Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente à Praia de Leste).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

E se precisar Desentupir alguma coisa seja nas praias do Parana ou em Curitiba, Chame a Desentupidora Curitiba.

Compartilhar esta postagem

Call Now Button
%d blogueiros gostam disto: