Home / Noticias Blog / Prédio do Operário é demolido e será estacionamento inteligente em Curitiba

Prédio do Operário é demolido e será estacionamento inteligente em Curitiba

O prédio do velho clube Sociedade Operário foi demolido em Curitiba, no Sobranceiro do São Francisco, e o espaço será transformado em estacionamento inteligente. Sem dar detalhes do projeto ou da negociação realizada com o possuidor do imóvel, a informação partiu das redes sociais do prefeito Rafael Greca (DEM) nesta terça-feira (4). A previsão é de que o região abra já na temporada do Dia das Mães.

LEIA TAMBÉM – Curitiba terá três novos radares a partir desta quarta-feira. Veja onde ficam!

Pelo Facebook, o prefeito informou que o espaço da antiga sede do Operário será um “Estacionamento Inteligente ao lado da Mesquita Azul de Curitiba”. Para poder estacionar o veículo, o motorista deve acionar o uso do EstaR Do dedo. No vídeo gravado por Greca, é verosímil ver que o terreno já está sendo asfaltado e, conforme a post, a extensão servirá aos espaços de gastronomia, à Feira de Artesanato e aos espaços culturais e públicos.

“A antiga sede dá espaço para um estacionamento compartilhado, inteligente, do Meio Histórico de Curitiba. Na retomada econômica, essa extensão antes deprimida, será ocupada para os comerciantes, os feirantes e as pessoas que frequentam os bares e restaurantes”, disse Greca no vídeo. 

Segundo informou Greca, o EstaR será fracionado a partir de 15 minutos até duas horas. “Na temporada do dia das Mães já estará funcionando. #VivaCuritiba“, escreveu o prefeito.

Sítio onde ficava a Sociedade Operário, durante o processo de demolição. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Bailes e festas do Dia do Trabalhador

O Operário, que foi fundado em 1883 com o nome de Sociedade Beneficente Protetora dos Operários, já foi sede do famoso “Dança dos Enxutos” e palco para inúmeras bandas de rock da capital, além de ponto de encontro para os idosos em bailes da terceira idade.

LEIA MAIS – Quadrilha que aplicou golpe de R$ 5 milhões é intuito de operação da polícia no Paraná

O fundador foi Benedito Marques dos Santos. Segundo a história, ele trabalhava por causa de que rabi de obras. A primeira sede do clube era na Rua do Mato Grosso, que atualmente se labareda Comendador Araújo. A sede ficou ali por pouco tempo. Ela logo mudou para o terreno no Sobranceiro São Francisco, na Rua Desembargador Ermelino de Leão, onde permaneceu.

LEIA TAMBÉM – Abril mais sedento da história põe Curitiba e outras 7 cidades em alerta hídrico

Desde a instauração, a sociedade arrecadava fundos para facilitar os sócios, em caso de doenças e morte. O região também era ponto de encontro para comemorações do Dia do Trabalhador e sede para decisões sobre greves e discussões sobre o sistema numulário. Conta a história que, mais tarde, a casa foi ficando famosa com a realização de bailes. O dança carnavalesco “Gala Gay” era concorrido.

Depois, com a sociedade em decadência, a sede do Operário se tornou casa de shows.

Inspirado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Deputado aciona Justiça para evitar que passageiros percam créditos vencidos do cartão transporte

Deputado aciona Justiça para evitar que passageiros percam créditos vencidos do cartão transporte

Para evitar o confisco de milhões de reais dos créditos do cartão transporte dos usuários …

Call Now Button