Porsche Club reúne 90 supercarros em Curitiba
Nos últimos anos o transporte individual vinha sendo apontado – com boa dose de justiça – como vilão em questões de trânsito e aquecimento global. Veio a pandemia, a necessidade de distanciamento social e esse quadro mudou radicalmente.
Em relação a esportes e recreação, as atividades individuais, com mais distanciamento social, também ganharam espaço, ainda mais porque as práticas com aglomeração continuam proibidas em muitas cidades.
Um reflexo desse quadro está no recorde – para a praça Paraná – de 90 participantes inscritos para o 68º Porsche Club Driving School, realizado nos dias 16 e 17 de outubro no Autódromo Internacional de Curitiba.
Desde 1997, o Porsche Club Brasil promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro.
Alguns participantes, inclusive, sequer usam seus supercarros nas ruas e estradas, levando-os de plataforma para eventos em autódromos. Nesse evento de Curitiba, por exemplo, a maioria dos carros veio de Curitiba.
Rola uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados, a Porsche Club Cup. E outras atrações para quem não está necessariamente competindo, como andar de carona em voltas (muito) rápidas no 911 GT3 R, campeão do Endurance Brasil em 2017, levado pela Stuttgart Porsche e pilotado por Marcel Visconde.
A Stuttgart levou para Curitiba três modelos especiais. Além do 911 GT3 R, Visconde também dirigiu o único 935 existente no Brasil durante a Porsche Parade, realizada no fim da programação e aberta a todos os Porsches presentes ao autódromo.
O único Porsche especial que ficou estático foi o 911 Carrera S especialmente configurado pela Exclusive Manufaktur, a divisão de customização da Porsche. Outro carro especial foi inscrito e pilotado por uma cliente, Susele: um 911 Speedster.
As atividades de pista ‘para todos’ incluíram treinos livres e a disputa da prova Flying Lap. Divididos em turmas (Iniciantes, Turismo e Sport), os participantes tiveram três sessões de treinos livres em cada dia, orientados pelos pilotos instrutores Rodrigo Hanashiro, Maurizio Sala, José Cordova e Leandro Ferrari.
No fim de cada dia aconteceu a prova Flying Lap, na qual o resultado é definido pela melhor volta de cada participante (três tentativas na sexta-feira e três no sábado).
O pódio teve três novidades: além das nove categorias já existentes, foram premiadas as classes Ladies Cup (mulheres), Vintage Drivers Cup (pilotos com 50 anos ou mais) e a nova categoria Panamera, criada neste ano.
Tudo, claro, dentro de rigorosos protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias e ainda prestigiando a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, com a inclusão do desenho de um laço cor-de-rosa no number plate dos veículos inscritos.
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