Home / Dicas / Óleo de cozinha: o que fazer com o óleo que sobra quando fazemos uma fritura?

Óleo de cozinha: o que fazer com o óleo que sobra quando fazemos uma fritura?

reciclagem de oleo

A população está cada vez mais consciente da importância de separar o lixo. Mas tem muita gente que ainda não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado. Aqui vai a dica: em Curitiba, há um ponto de coleta instalado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na Rua Desembargador Motta, 3.384, no bairro Mercês.

Todo o óleo recebido no local é entregue à reciclagem. Com essa matéria-prima, são fabricados detergente, água sanitária e sabão em pasta e em pedra – segundo o governo, 10% desses produtos de limpeza são doados ao Hospital Erasto Gaertner. O ponto de coleta recebe milhares de litros de óleo de cozinha usado todos os anos. Em 2012, foram mais de 5,12 mil litros. Neste ano, o volume já ultrapassou 3,5 mil litros.

coleta de óleo de fritura

Também é possível entregar o óleo usado na fritura, embalado em garrafas PET de 2 litros, nos terminais de ônibus, para os caminhões do programa de coleta de lixo tóxico domiciliar da prefeitura. Os veículos permanecem nos terminais das 7h30 às 15 horas, de acordo com um calendário específico divulgado anualmente na internet (http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixotoxico.aspx). Hoje, por exemplo, o
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/entrelinhas/para-onde-levar-o-oleo-de-cozinha-usado-co6p2rkdn5xnm37b4avr8fpla

 

coleta de óleo

Óleos, gordura, banhas e outras ácidos graxos não dissolver ou misturar com a água, formando uma camada densa na superfície, que impede as trocas gasosas e a oxigenação, tornando-se um problema para rios, lagos e aquíferos.

As gorduras, também, interferir de forma negativa no tratamento de esgoto, uma vez que o lidar com substâncias de difícil degradação, causando também problemas no sistema de coleta, que se acumulam nas tubulações da rede de esgoto, causando entupimentos, odores desagradáveis e qualquer tipo de transtorno para desobstruí-los.

 

Óleo de Cozinha

Em residências, a melhor alternativa é colocar o óleo saturado (azeite, banhas) em recipientes e providenciar junto ao lixo úmido recolhidos pela Companhia de Melhoramentos da Capital.

Para restaurantes e outros estabelecimentos de-alimentos-uma boa alternativa é entrar em contato com as empresas coletoras de óleo.

Colaborar com a preservação ambiental e a manutenção de sistemas de coleta e tratamento de esgoto dar o destino correto ao óleo de cozinha, após a sua utilização.

Fonte: SAE – Sistema de Água e Esgoto – Gazeta do povo

 

Sobre Hidro Curitiba

Veja todos os Posts escrito pela Desentupidora Hidro Curitiba a verdeira Desentupidora de Curitiba, veja em todas nossas redes Sociais.

Verifique também

Por que você precisa de serviços de encanamento confiáveis

Seis ótimas dicas para decoração de casa

Já precisou de uma desentupidora e teve problemas com os técnico prestados? Portanto você precisa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button