Home / Noticias Blog / Na pandemia, procura por hortas caseiras e alimentação orgânica cresce em Curitiba

Na pandemia, procura por hortas caseiras e alimentação orgânica cresce em Curitiba



Atualizado às 22:13

O cuidado com a saúde e a consciência ecológica passaram a entrar na lista de preocupações de pessoas do mundo todo neste período de isolamento provocado pelo novo coronavírus. Em Curitiba não foi diferente. Em meio à pandemia, houve um aumento na procura por hortas caseiras e uma vida mais sustentável, segundo a startup de meio ambiente Favo Tecnologia.

“A pandemia sem dúvidas fez com que a gente olhasse mais para nossa saúde, para o que estamos consumindo, mais pessoas cozinhando em casa e entendendo o valor de se manter saudável. Podemos ver com a busca por nossos produtos online. Tudo que vendemos no nosso e-commerce foi para pessoa física”, explica Marcelo Pinhel, CEO da Favo, por meio de sua assessoria de imprensa

No isolamento, comparando apenas abril a junho, a Favo Tecnologia experienciou um aumento de 257% na procura por suas soluções ecológicas, em especial pelo Easy Garden, uma horta inteligente que permite o cultivo do seu próprio alimento orgânico em casa.

A Organis, outra entidade de promoção dos orgânicos, fez uma enquete sobre o consumo de orgânicos na pandemia e constatou que aumentou em 44,5% o consumo de orgânicos nesses sete meses de restrições sociais para conter a pandemia da Covid-19.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis foi relacionado com a prevenção de outras doenças e até mesmo, novas pandemias. “Quando perguntamos se agricultura orgânica pode ajudar a prevenir nova pandemia, 81,8% afirmam que sim. Orgânico está relacionado com saúde”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis, em matéria direcionada à imprensa

Inteligente
O Easy Garden é uma horta inteligente que une ecologia e tecnologia, permitindo o cultivo de maneira fácil e automatizada. Com sistema de irrigação, suporte agroecológico por um ano e rápida instalação, o investimento é destinado tanto àqueles que não entendem de agricultura, quanto para aqueles que já são entendidos no assunto, mas que prezam pela praticidade.

A agricultura urbana doméstica já vem ganhando destaque nos últimos anos. A busca por uma vida saudável e equilibrada fez com que surgissem empresas especializadas em soluções que ajudem as pessoas a unirem o conforto da casa com as inúmeras vantagens da alimentação orgânica.

“Nós acreditamos que a natureza tem um lugar fundamental nas cidades do futuro e no cotidiano das comunidades. Para atingir esse objetivo a Favo nasceu, e procuramos inovar para facilitar a vida das pessoas.”, conta Pinhel.

Estilo de vida
Para além da horta semi automatizada, a busca por um estilo de vida mais equilibrado é associado também ao fator econômico, umas das principais características do método de cultivo caseiro. “A pessoa vai ter o investimento de afofar ou de comprar a terra. As mudas e as sementes são muito baratas. Usar algum adubo é importante, pode ser esterco de ave, ou de coelho, porquinho da índia. Pode usar também a cinza de churrasqueira, lareira, fogão. Pode ter todos eles ou algum deles”, esclarece o agricultor Ademar Brasileiro, mais conhecido como Mago Jardineiro.

Além de plantar em casa, outra alternativa que tem se popularizado é o serviço de assinatura semanal de orgânicos, oferecendo uma opção para aqueles que não querem botar a mão na massa, mas que ainda assim prezam por produtos de origem orgânica e pelo isolamento. “Na pandemia, fomos de 38 sacolas para 86. Na realidade são 90, pois algumas pessoas que preferem a cada 15 dias. Mais do que dobrou a entrega de sacolas. Isso indica que estão procurando o orgânico e a entrega em casa”, revela Brasileiro.

Segundo o agricultor, é comum que pensem que para ter uma horta é preciso de um espaço grande. O profissional, que também oferece cursos e palestras na área, esclarece que em um vaso é possível ter dez tipos de plantas diferentes. O plantio, portanto, é uma opção viável para todos os espaços.

Serviço
Favo Tecnologia
Site: www.favotecnologia.com.br
Instagram: instagram.com/favobr
Youtube: https://www.youtube.com/c/FavoTecnologia/featured
Facebook: facebook.com/favobr
Ademar Brasileiro – Mago Jardineiro
Fone: (41) 9969-2662
Email: [email protected]
Site: https://magojardineiro.com.br



Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Motorista fica ferido ao capotar carro minutos após sair de casa em Curitiba

Motorista fica ferido ao capotar carro minutos após sair de casa em Curitiba

Testemunhas afirmaram que motorista foi fechado por outro veículo Por Luiz Henrique de Oliveira e …

Call Now Button