Home / Noticias Blog / Moradores do Bigorrilho ‘aplaudem’ limpeza no ‘córrego dos chorões’

Moradores do Bigorrilho ‘aplaudem’ limpeza no ‘córrego dos chorões’

Os moradores do Bigorrilho, em Curitiba, comemoram a notícia recebida na manhã desta sexta-feira (13). Em seguida anos de luta, eles foram informados de que será iniciada a limpeza do Ribeiro Bigorrilho, o famoso riacho da ‘rua dos chorões’, entre vários outros apelidos que o terra tem, neste sábado (14).

Moradores do Bigorrilho 'aplaudem' limpeza no 'córrego dos chorões' após anos de luta
Região do Ribeiro do Bigorrilho, em Curitiba.
Foto: Google Maps.

Uma das moradoras da região conversou com a reportagem da Filarmónica B e relatou o conforto dela e da vizinhança, com a possibilidade de não ter mais problemas com enchentes nas ruas próximas ao riacho, além de mais segurança na superfície.

“Esse riacho da bacia do Rio Belém há anos provoca alagamentos na Prudente de Moraes com a Fernando Moreira, na Fernando Moreira com a Visconde do Rio Branco e quando se encontra com o Rio Ivo, na Cruz Machado e Visconde de Nácar, nem se fala”,

relatou a moradora Regina Sikorski.

Segundo ela, inúmeros moradores e comerciantes da região já haviam solicitado a limpeza do rio por vários anos, por conta de sérios problemas de sujeiras, pessoas que invadem as galerias para uso de drogas, esgotos clandestinos, galerias entupidas, alagamentos. Nesta sexta, eles comemoram.

“Os moradores estão aplaudindo, foram anos de luta. Principalmente na esquina da Visconde do Rio Branco e Prudente de Moraes com a Fernando Moreira. Temos vídeos das enchentes pavorosas chegando até o segundo marchar de um prédio da Visconde do Rio Branco, entre a Saldanha Pelágico e a Augusto Stellfeld e a síndica desesperada. Entre a Prudente e a Visconde do Rio Branco virava um mar. Só não estamos os moradores fazendo a limpeza, porque está altamente poluído”, diz Regina.

O pedido de limpeza do riacho

Para buscar por uma solução, o Grupo de Segurança Comunitária Mercês + Segura entrou em contato com a prefeitura de Curitiba em procura de esteio. Reuniões foram realizadas, até que a limpeza do Ribeiro Bigorrilho, foi programada para isto sábado.

Ela será realizada por profissionais especializados neste tipo de limpeza, na qual há riscos para a saúde, e com uso de equipamentos específicos para a atividade em casos de altíssima contaminação, sob coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiência (SMMA).

Além da limpeza, serão iniciados estudos para que seja impedida a ingressão de pessoas nas partes abertas do riacho.

Baseado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Coolritiba 2022: Tudo o que você precisa saber antes de ir ao festival

Vazamento de água incomoda moradores de Curitiba há um mês

Há quase um mês, a empregada doméstica Diane Aparecida Kinzo, de 33 anos, vem se …

Call Now Button

%d blogueiros gostam disto: