Home / Noticias Blog / Monitoramento de esgoto mostra aumento do vírus em Curitiba e Rio

Monitoramento de esgoto mostra aumento do vírus em Curitiba e Rio

O seguimento dos esgotos mostra aumento da presença do coronavírus em Curitiba e Rio de Janeiro e uma queda em Belo Horizonte e Brasília no mês de maio.

O primeiro boletim da Rede Monitoramento Covid Esgotos, relativo a maio, comparou a trouxa viral nessas quatro capitais nas última semanas.

Em Belo Horizonte, esse é o menor valor desde outubro do ano anterior. Mas, apesar da subtracção, a presença do coronavírus continua elevada, chegando a 4 trilhões de cópias por dia. Na capital mineira, o monitoramento dos esgotos ocorre desde abril de 2020.

Em Brasília, os valores registrados em maio foram os menores desde o início da coleta no primórdio de abril deste ano. Em 15 de abril, foi anotado o pico de quase 200 trilhões de cópias do coronavírus por dia, sendo que só em 13 maio houve queda para 7 trilhões.

Já Curitiba teve aumento da trouxa do vírus nas últimas semanas. Em março, foram registrados 400 bilhões de coronavírus nos esgotos da capital paranaense, contra 12 trilhões em 11 de maio.

Na região metropolitana do Rio, mesmo com resultados ainda indisponíveis, a concentração das cópias do vírus apresenta uma tendência de aumento nas últimas semanas.

O coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA (Dependência Vernáculo de Águas, Carlos Perdigão, explica que o monitoramento ainda permite ampliar as informações para o controle da pandemia.

A pesquisa ainda vai estudar os esgotos de Recife e Fortaleza, e por isso os dados dessas duas cidades não estão disponíveis. Os boletins serão divulgados mensalmente.

A Rede de Monitoramento é coordenada pela ANA e o Instituto Vernáculo em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgotos, com base do CNPq e parceria com universidades federais e companhias locais de saneamento.

Baseado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Mercedes bate em carro estacionado e uma pessoa fica ferida em acidente no Água Verde

Mercedes bate em carro estacionado e uma pessoa fica ferida em acidente no Água Verde

Em uma das batidas, uma passageira estava desembarcando de um veículo de aplicativo Por Redação …

Call Now Button