Menino de 9 anos é internado com suspeita de meningite em Taubaté
[ad_1]
por Giovana Bertti (sob supervisão de Mário Pereira)
Uma criança de 9 anos foi internada com suspeita de meningite no Hospital Regional de Taubaté. O menino é morador de Guaratinguetá e foi encaminhado para a cidade na madrugada desta terça-feira.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá, a criança estava internada no Hospital Frei Galvão na área de isolamento. O paciente precisou ser encaminhado para a UTI do Hospital de Taubaté.
O HR informou que o menino está estável e não corre risco de morte. De acordo com o hospital, os exames do paciente foram levados para análise e o quadro clínico de meningite ainda não foi confirmado.
A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá também informou que a Vigilância Epidemiológica vai realizar o bloqueio no Flamboyant, onde a criança mora com a família. As pessoas que tiveram contato com o menino vão precisar ser medicados contra a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Guará, a vacinação contra meningite é de responsabilidade do Governo Federal e está sendo entregue em doses periódicas no município.
Meningite
Meningite é uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria
A doença se transmite de uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória. Os sintomas são: febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz.
O paciente pode apresentar ainda manchas no corpo, diarréia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas.
[ad_2]
Fonte: Post Completo