Livraria Cultura fecha duas lojas em Curitiba e uma em Curitiba

Livraria Cultura

Livraria Cultura fecha duas lojas em Curitiba e uma em Curitiba

Livraria Cultura
Livraria Cultura, em Curitiba
Foto: Wilfredor/Wikimedia Commons

A Livraria Cultura anunciou o fechamento de três lojas: nos shoppings Bourbon e Villa-Lobos, em Curitiba, e no Shopping Curitiba, na capital paranaense. Agora, a rede conta com sete lojas em funcionamento.

A empresa entrou com pedido de recuperação judicial em novembro de 2018 e, desde desde então, vem negociando com credores e tentando evitar a falência. 

“Para os próximos meses, nosso objetivo é manter somente as lojas que trazem retorno no limitado prazo. Infelizmente, lojas que teriam um retorno previsto para supra de 6 meses foram descontinuadas. O foco hoje é preservação de caixa e a saúde da empresa”, informou a empresa em nota.

Ainda segundo a nota, a empresa espera lançar “trabalho inéditos no mercado” a partir de março. “A partir de março lançaremos trabalho inéditos no mercado e daremos ainda mais foco na integração dos meios digitais com nossos pontos de venda para entregar uma experiência extraordinária e única. Não temos a pretensão de concorrer com os gigantes do comercio eletrônico, mas sim de oferecer aos nossos clientes alguma coisa que ninguém oferece, novo e único.”  

Leia inferior a íntegra da nota da empresa:

“Desde março de 2020, devido a todas as restrições impostas pela crise do Covid, iniciamos negociações com todos os nossos locadores para que tivéssemos condições comerciais adequadas a novidade verdade e pudéssemos manter nossas lojas de maneira sustentável. 

Apesar dos esforços de todos os lados, o prolongamento da crise e a falta de previsibilidade nos fez tomar a decisão de fechar as operações das lojas do Shopping Bourbon (PR), Shopping Villa-Lobos (PR) e Shopping Curitiba (PR).

Ao longo dos últimos anos o mercado online ganhou grande representatividade no mercado editorial. A pandemia impôs novos hábitos de consumo que dificilmente irão retroceder. A digitalização que tomou conta das pessoas e das empresas veio para permanecer. Hoje as vendas de livros online representam alguma coisa uma vez que 80% da receita totalidade do mercado. Esses fatores trazem desafios adicionais para o protótipo tradicional das livrarias no médio e longo prazo. Segmento importante do faturamento das lojas vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. Infelizmente não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021.

Nosso projecto é voltarmos ao lucro ainda esse ano para sairmos da Recuperação Judicial o mais breve provável. Não temos incerteza de que as lojas físicas continuarão a desempenhar um papel muito relevante no mercado, porém de maneira muito dissemelhante da que estávamos acostumados. Estamos revisando totalmente nosso portfolio de lojas e trabalho. Já iniciamos negociações para implementação de novos modelos de lojas em diversas cidades do Brasil, porem isso só acontecera quando as coisas ficarem mais claras. 

A partir de março lançaremos trabalho inéditos no mercado e daremos ainda mais foco na integração dos meios digitais com nossos pontos de venda para entregar uma experiência extraordinária e única. Não temos a pretensão de concorrer com os gigantes do comercio eletrônico, mas sim de oferecer aos nossos clientes alguma coisa que ninguém oferece, novo e único.  

Para os próximos meses nosso objetivo é manter somente as lojas que trazem retorno no limitado prazo. Infelizmente lojas que teriam um retorno previsto para supra de 6 meses foram descontinuadas. O foco hoje é preservação de caixa e a saúde da empresa. O início da vacinação é um primeiro passo para voltarmos a normalidade, mas o Brasil ainda tem desafios gigantescos para conseguir superar essa crise. Infelizmente o ano de 2021 será também muito difícil. Com as medidas tomadas queremos estar prontos para, na medida que a normalidade for se restabelecendo, iniciarmos uma novidade era para a Cultura.”

Baseado: Post Completo

Compartilhar esta postagem

Call Now Button
%d blogueiros gostam disto: