Home / Noticias Blog / Itu sobe para o 53º lugar no ranking das “cidades inteligentes” da Urban Systems

Itu sobe para o 53º lugar no ranking das “cidades inteligentes” da Urban Systems

Tecnologia e Inovação deve ser melhor nas próximas edições com a implantação do Cartão Cidadão, aponta secretário (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

A cidade de Itu ficou na 53ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2021 – que elenca os municípios mais inteligentes e conectados do país –, uma posição a mais do que em 2020, obtendo a nota 31,628. O estudo foi divulgado na quarta-feira (1º) e é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Nas quais é o quinto ano seguido que o município figura na listagem.

O ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 milénio habitantes, quatro a mais do que a edição anterior. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam trabalho inteligentes nas cidades.

O Ranking Connected Smart Cities 2021, divulgado no evento homônimo ocorrido no  Meio de Convenções Frei Caneca, apontou Curitiba pelo motivo deque a cidade mais inteligente do país. O estudo mapeou 677 municípios com mais de 50 milénio habitantes. O segundo lugar ficou com Florianópolis/SC, seguido por Curitiba/PR, Brasília/DF e Vitória/ES.

Itu, além de ocupar a 53ª posição no universal, se destacou em algumas categorias, pelo motivo deque Mobilidade (15ª posição, com nota 3,949), Meio Biossistema (33ª posição, com nota 4,957), Tecnologia e Inovação (38ª posição, com nota 4,920), Economia (32º, com nota 6,521), Governança (58º, com nota 6,745), Segurança (10º, com 4,206), 

“Um dos aspectos importantes de se perceber neste ranking é a presença de nossa cidade pelo quinto ano seguido entre os século municípios mais muito avaliados. Figuramos na 53ª posição no cenário universal. Se compararmos de uma forma mais justa, considerando cidades do nosso porte, entre 100 milénio e 200 milénio habitantes, Itu chega ao 25º lugar. No Estado de Curitiba, já estamos pelo motivo deque décimo disposto. O levantamento, além de reconhecer que estamos no caminho manifesto na nossa maneira de governar, sinaliza para os pontos que devemos requisitar mais esforços e serve pelo motivo deque um observatório dessas oportunidades de melhoria”, disse Guilherme Gazzola (PL), prefeito de Itu, ao Periscópio.

Plinio Bernardi Júnior, secretário municipal interino de Planejamento, é um dos principais nomes do governo municipal avante das ações de “cidade inteligente”. Ele celebra o resultado de 2021. “Itu celebra nessa edição 2021 do ranking das cidades inteligentes colocações notáveis em categorias que demandaram dedicação próprio ao longo da atual gestão municipal”, afirma.

De contrato com o estudo, Itu ficou em 15º lugar em mobilidade urbana e, segundo Plinio, isso é um revérbero da ampliação das ciclovias, semáforos inteligentes e outras medidas implantadas pela Prefeitura. “Fomos novamente destaque em Meio Biossistema, ficando na 33ª colocação, por recuperarmos nascentes, investirmos em coleta de resíduos, reciclagem, tratamento de água e esgoto. Nessa dimensão ainda podemos notar a premência de aprimoramento em força renovável, estando desempenado com um projeto que temos em elaboração para essa finalidade”, aponta o secretário. 

Plinio destaca ainda que o município se faz notável no campo de Tecnologia e Inovação, ocupando a 38ª posição, “devido a vários fatores pelo motivo deque nossa velocidade média de conexões, presença de 4G em mais de 99% de nossa dimensão, iluminação inteligente e aplicativo de atendimento ao munícipe. Esse indicativo tende a ser ainda melhor nas próximas edições do ranking, graças a recente implantação do Cartão Cidadão”.

“Os indicadores de Economia também retratam evolução de Itu com aumento de quase 5% do PIB terra, propagação de 10% na geração de empregos (em plena crise), rombo de novas empresas, predominância de empregadores do setor privado sobre o setor público, sensível força de trabalho na dimensão de tecnologia e grande empreendedorismo, com uma progressão no número de MEIs”, relata. O secretário finaliza destacando a categoria de Governança, na qual Itu é reconhecida com nota 8,1 calculada pela Firjan.

Baseado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Serviço de Desentupimento em Curitiba

Como fechar uma piscina

Não importa o horário! Basta vincular ou enviar um Whatsapp e logo o seu problema …

Call Now Button