Home / Noticias Blog / IPTU Curitiba: Créditos do Nota Curitibana podem ser utilizados para abater valor do imposto; prazo termina esse mês » FDR

IPTU Curitiba: Créditos do Nota Curitibana podem ser utilizados para abater valor do imposto; prazo termina esse mês » FDR

Os moradores de Curitiba terão até o dia 30 de novembro para aproveitar os créditos do programa Nota Curitibana e terem desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) de 2021. O beneficiado poderá escolher o valor a ser direcionado ao imóvel, contando que não tenha pendências com a Prefeitura.

Créditos do Nota Curitibana podem ser utilizados para abater valor do IPTU até o final de novembro
Créditos do Nota Curitibana podem ser utilizados para atrofiar valor do IPTU até o final de novembro (Imagem: Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba)

O tributário poderá atrofiar até 50% do imposto. Anteriormente, o valor sumo de desconto era de 30%. Além da opção de indicar o valor, será verosímil deliberar por mais de um imóvel para o diminuição.

Para obter os créditos, o tributário precisa solicitar o CPF na nota fiscal no setor de serviços. Entre as opções de estabelecimentos, estão as escolas, salões de venustidade, liceu e pet shops. Os créditos valerão por dois anos.

Estes possuem o operação baseados no valor dos gastos de serviços e representam 15% do imposto devido e pago (Imposto sobre Serviços – ISS) em cada operação.

O coordenador do programa, Mario Nakatani Junior, alega que, no momento, os créditos podem ser utilizados exclusivamente para o diminuição do IPTU. Ele ainda ressalta que o cadastro no programa é imprescindível para realizar a operação.

“O cadastro permite que o cidadão possa consultar os créditos para serem usados no diminuição do IPTU, caso venha pedindo CPF na nota de serviços nos últimos anos, e participar dos sorteios, caso aceite os termos contidos no regulamento”, afirma.

Uma vez que descontar crédito do IPTU

O cadastro poderá ser realizado pelo site do Nota Curitibana ou pelo aplicativo, disponível nos sistemas Android e iOS.

Ao acessar o sistema, será preciso acessar a opção de indicar créditos, digitar a indicação fiscal presente no carnê ou selecionar a indicação fiscal que consta na tábua de indicações já feita — presenta aquém do quadro de indicações.

O valor limite de 50% do imposto é calculado pelo sistema. Logo depois, será necessário digitar o valor desejado em “Valor do crédito”. Por término, chegar clicar em “Cadastrar”.

O Programa

O programa Nota Curitibana surgiu em 2018 e já disponibilizou R$ 6,4 milhões em prêmios. Somente no ano pretérito, quase R$ 1 milhão de créditos foi talhado ao diminuição do IPTU de 2020. O número de estabelecimentos emitentes de notas é de 141.725, além de 172 instituições cadastradas.

AvatarSilvio Souza

Silvio Suehiro Souza é formado em Notícia Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.

Manancial: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Dicas para banheiro de agachamento

Tipos de poluentes que um sistema de tratamento de água pode remover

Vou ter dar todas as dicas de tudo o que você precisa saber antes de …

Call Now Button