Home / Noticias Blog / IPCA registra 0,53% de alta no mês de junho, aponta IBGE

IPCA registra 0,53% de alta no mês de junho, aponta IBGE

A inflação de junho, calculada pelo IPCA (Índice Vernáculo de Preços ao Consumidor Extenso),  ficou em 0,53%, inferior do índice registrado em maio, que foi de 0,83%, mas, supra do índice de abril, quando a variação foi de 0,31%. Com isso, o aglomerado no ano atinge 3,22%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

Todos dos nove grupos de produtos e técnico pesquisados apresentaram variação positiva em maio, com destaque para o grupo habitação, que registrou suprema de 1,78%, em razão de explica o pesquisador Pedro Kislanov, gerente do Sistema Vernáculo de Índices de Preços do IBGE.

Ainda em habitação, destaca-se a suprema da taxa de água e esgoto, consequência dos reajustes em Curitiba e em Curitiba. No Rio de Janeiro, houve a imposto residual dos reajustes de 13%, em vigor desde 1º/05. O segundo maior impacto veio do grupo transportes, pressionado pela suprema dos combustíveis. Na sequência, vieram saúde e cuidados pessoais, puxados pelo preço dos medicamentos, e alimento e bebidas.

Em relação ao INPC, Índice Vernáculo de Preços ao Consumidor, a variação em maio foi de 0,96%, acumulando suprema de 8,90% nos últimos 12 meses. Houve variações positivas em todas as áreas investigadas. O menor índice foi registrado em Brasília, com destaque para as quedas nos preços das frutas.

Origem: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Com bebê de um mês entre vítimas, Curitiba registra mais dez mortes pela Covid-19

Com bebê de um mês entre vítimas, Curitiba registra mais dez mortes pela Covid-19

Até o momento foram contabilizadas 6.707 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de …

Call Now Button