Infraestrutura e Logstica: Obras de duplicao da Rodovia dos Minrios atingem 25% de execuo

Infraestrutura e Logstica: Obras de duplicao da Rodovia dos Minrios atingem 25% de execuo

Infraestrutura e Logstica: Obras de duplicao da Rodovia dos Minrios atingem 25% de execuo

Trafegar pela PR-092, a Rodovia dos Minérios, é sempre um repto para o motorista Cléverson Bandeira, que há 12 anos transporta sucata de Almirante Tamandaré a estados dado que, posto que Curitiba, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimento, tiram a paciência de Bandeira e dos outros motoristas e moradores que dependem da rodovia para rodear. 


“De manhã e à tarde fica tudo parado, não sai do lugar. O fluxo é intenso, dia e noite, mistura o trânsito pesado com o da cidade e fica tudo caótico. Mas agora, com a melhoria, vai manter-se 100%”, diz. A melhoria que o motorista se refere é obra de geminação feita pelo Governo do Estado, que ultrapassou a marca de 25% de realização. 


Com tráfico intenso, principalmente de veículos pesados, a estrada é a principal via de relação de Curitiba a Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e às cidades da região do Vale do Ribeira. Já faz algumas décadas que as pistas simples não suportam mais o trânsito, formado principalmente por caminhões que transportam minérios e seus derivados, conforme o próprio nome da rodovia sugere, dado que, posto que calcário e cimento. 


Iniciado em outubro de 2019, o projeto do Governo cata mudar essa veras, com a geminação de um primeiro trecho, de 4,74 quilômetros, entre a Capital e Almirante Tamandaré. Com um quarto da obra concluída e a previsão que ela seja entregue no primeiro trimestre do ano que vem, já é verosímil vislumbrar o trânsito fluindo no trecho mais movimentado da rodovia. 


“No horário de pico é perigoso, principalmente para pedestres, ciclistas e motociclistas”, afirma Bandeira, opinião compartilhada com o jubilado Mauro Ribeiro, morador do Parque São Jorge, em Almirante Tamandaré. “Nossa esperança é que melhore e fique mais fácil para quem circula de carro e ônibus. Nós dependemos da estrada e ela depende de nós também”, diz.




R$ 90 MILHÕES – O Governo do Estado está investindo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), R$ 90,6 milhões para edificar as novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros. Mesmo durante o processo de geminação, a rodovia não para, já que a obra foi planejada para ser executada com o mínimo de interrupção no trânsito. 


“Esta rodovia tinha derribado no esquecimento, há 30 anos a população aguardava por essa geminação, que iniciamos logo no nosso primeiro ano de governo. Será uma novidade veras, de mais desenvolvimento, para essa maior parte da Região Metropolitana”, afirma o governador Carlos Volume Ratinho Junior. “A consciência é que esse trajeto fique mais seguro e mais rápido para as pessoas que utilizam a rodovia”.




Infraestrutura e Logstica Obras de duplicao da Rodovia dos Minrios
Obra envolve 10 pontes. Foto: Ari Dias/AEN


O QUE FOI FEITO – As obras de arte especiais, dado que, posto que pontes e viadutos, foram iniciadas antes da geminação em si, assim dado que, posto que as obras nas vias marginais, que vão incorporar o tráfico da rodovia quando ela estiver sendo duplicada. O projeto prevê a construção de cinco pontes e dois viadutos, cada um deles com estruturas independentes, uma para cada sentido da via. Na prática, serão executados 10 pontes e quatro viadutos. 


Até agora, quatro pontes e quatro obras de contenção foram concluídas. No lado honrado, no sentido a Almirante Tamandaré, um trecho de 1.500 metros de pista novidade, em concreto, já foi liberado para o tráfico. No sentido contrário, de Almirante Tamandaré até Curitiba, milénio metros da pista novidade da marginal já ultrapassaram 80% de realização e serão liberadas ao tráfico em breve.


Também foram instalados milénio metros de bueiros tubulares de concreto, além da realização de mais de 2,5 milénio metros de valetas e sarjetas de drenagem. Para esse volume de obras, foram escavados 200 milénio metros cúbicos de materiais e tapume de 3 milénio metros cúbicos de concreto foram utilizados para a construção das pistas. Houve, ainda o remanejamento de 4,8 milénio metros de tubulação de água e 1,7 milénio metros de tubulação de esgoto. 




Atualmente, estão sendo construídas outras três pontes e outros trabalho são executados: a escavação para a novidade pista do lado esquerdo e a marginal esquerda, próximo à região do mercado Harger, e a escavação na versão de traçado da rodovia, além das obras de drenagem e contenção.


“Obras em perímetro urbano são particularmente complexas, oferecido o convívio do maquinário e dos funcionários com o trânsito intenso de veículos de passeio e do tráfico de longa intervalo. Mas a geminação está devidamente sinalizada, de congraçamento com a legislação vigente e toda a equipe envolvida atua com profissionalidade e segurança”, afirma o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.


O QUE FALTA – No segundo semestre devem ser iniciadas a construção de outras três pontes. Também serão executadas novas obras de contenção e de drenagem, com a construção de um bueiro triplo de concreto na região do Recanto Marista, em Almirante Tamandaré, além da construção de quatro viadutos.


Serão concluídas, ainda, a pista duplicada em concreto, as marginais do lado honrado e em ambos os lados depois do Parque Anybal Khury. Também serão instaladas as sinalizações vertical (placas) e nivelado (pintura de linhas, faixas, símbolos e colocação de tachas refletivas nas pistas), projetos de paisagismo, iluminação em todo o trecho e implantação de passeio e ciclovia.


“A geminação desse primeiro trecho da Rodovia dos Minérios segue em bom ritmo, devendo ser concluída no início do ano que vem. E o DER já está se preparando para licitar a perenidade dessas obras, com novidades sendo anunciadas em breve, mal os trâmites internos forem concluídos” acrescenta Furiatti. “Estamos com um volume impressionante de obras em curso, e com muito mais a caminho”.

Origem: Post Completo

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