Governo do RJ cria comitê de segurança hídrica
O ordinário volume de chuvas acendeu o sinal de alerta em todo o país e levou o Governo do Estado do Rio de Janeiro a fabricar um Comitê de Segurança Hídrica. A medida foi publicada no Quotidiano Solene desta sexta-feira (24)e tem o objetivo de definir um ideia de ações para moderar os impactos da situação hídrica.
O comitê será constituído por técnicos da Secretaria da Residência Social, da Secretaria do Ecossistema e Sustentabilidade, da Cedae e do Instituto Estadual do Ecossistema.
A iniciativa faz maior parte do Esquema Verão, com ações de limitado prazo integradas para a qualidade da água e do ecossistema da Bacia do Guandu, que hoje abastece a Região Metropolitana da capital fluminense.
De combinação com a Cedae, os dois principais sistemas de provisão – Guandu e Imunana-Laranjal – operam, hoje, normalmente, sem redução na produção de água. No entanto, a estiagem reduziu a produção em alguns sistemas de provisão menores.
O secretário Estadual de Meio Ecossistema, Thiago Pampolha, explica as ações do comitê. Segundo ele, serão instaladas estações de tratamento, de bombeamento e de dragagem de rios para buscar melhorar a qualidade e oferta da água para a região.
O ideia conta ainda com o Programa Sanear Guandu, que vai atender as áreas atualmente localizadas fora do perímetro de licença dos trabalho de saneamento por meio de sistemas alternativos de esgoto. A entendimento é evitar o lixo quotidiano de três toneladas de fardo orgânica na região.