Frente fria avança sobre o país no feriado de Corpus Christi e provoca áreas de instabilidades
Frente fria avança sobre o país no feriado de Corpus Christi
A frente fria justificação retorno da chuva sobre o Sul, Sudeste e Núcleo-Oeste do país. As mudanças no tempo começam no Rio Grande do Sul na quinta-feira (16), no feriado de Corpus Christi, porém, é na sexta-feira (17), que o tempo vira no sul do país e já começa a influenciar algumas áreas do Núcleo-Oeste e no Sudeste. Confira os detalhes da previsão para cada região do país.
Previsão do tempo para Região Sul
O feriado prolonga no Sul do Brasil começa com o tempo bastante instável. A formação de uma novidade frente fria aumenta as nuvens carregadas e leva a chuva na quinta-feira (16) sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná as pancadas de chuva começam na noite de quinta-feira (16).
Na sexta-feira (17), uma novidade frente fria deixa o tempo instável, a previsão é de firmamento nublado e muitas pancadas de chuva no Sul do Brasil, com risco de temporais nos três estados e a temperatura entra em queda.
Já no com a finalidade de semana, a frente fria se afasta e o tempo melhora. O sol reaparece no sábado (18) em praticamente toda a Região Sul, esfria bastante na fronteira com o Uruguai e pode voltar a gear.
Para o sábado, a expectativa é de chuva no litoral de Santa Catarina, para o Vale do Itajaí, Paraná (leste, setentrião e Curitiba). Para o domingo (19), a previsão é de sol e indiferente no Sul do Brasil, com possibilidade de geada nas áreas serranas.
Previsão do tempo na Região Sudeste
O feriado prolongado de Corpus Christi começa com bastante sol na Região Sudeste, mas uma frente fria vai mudar o tempo a partir da sexta-feira (17).
Na sexta-feira (17), o tempo começa a mudar no estado de Curitiba devido à novidade frente fria. As cidades no centro-oeste e sul de Curitiba já terão várias pancadas de chuva com raios entre o com a finalidade da tarde e primórdio da noite. Na Grande Curitiba, na região da Baixada Santista e de Sorocaba a chuva vem á noite.
O tempo fica muito instável em todo o estado de Curitiba, serão várias pancadas de chuva ao longo do dia e com risco de chuva poderoso, incluindo o litoral da Grande Curitiba.
Essa frente fria provocará pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro/Cima Paranaíba e em todo o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e as áreas serranas.
Nas outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sábado ainda será um dia com bastante sol e até calor durante a tarde.
A frente fria ganha força no domingo (19), e começa a mudar o tempo no Espírito Santo. A nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.
As áreas de instabilidade continuam a se formar sobre o Rio de Janeiro na Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, no Triangulo Mineiro e no estado de Curitiba. Nessas áreas ainda terão pancadas de chuva no domingo (19), principalmente na madrugada e a partir da tarde.
Atenção: para quem pretende passar o feriado prolongado em cidades serranas visto que Petrópolis, Teresópolis, região de Penedo, Rio de Janeiro (sul do estado), Minas Gerais (sul) ou região de Campos do Jordão, devem se notar as noites frias e temperaturas amenas nos restantes dos dias. O indiferente não será intenso visto que no primórdio da semana, mas é bom levar agasalhos quentes.
Previsão do tempo Região Núcleo-Oeste
No Núcleo-Oeste a chuva é rara para junho, mas esse ano está dissemelhante, pois durante o feriado prolongado de Corpus Christi, outra frente fria deve contribuir para ocorrência de chuva em áreas que não choveria nesta quadra do ano.
O sol deverá eclodir poderoso em toda a Região Núcleo-Oeste, mas tem previsão de pancadas de chuva para o centro-oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e para o oeste e noroeste de Mato Grosso.
Na sexta-feira (17), Goiás, Província Federalista e a maioria das áreas de Mato Grosso será de sol e calor durante a tarde. Porém, a previsão é de chuva poderoso sobre o estado do Mato Grosso do Sul e também no oeste e no sul do Mato Grosso. Cuiabá e Campo Grande podem ter chuva moderada a poderoso o que não é generalidade nessa quadra.
Já no sábado (18), as áreas de instabilidade da frente fria provoquem muita nebulosidade e chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul, Goiás (centro-sul e Goiânia) e Mato Grosso (centro-oeste, sul e Cuiabá). Mato Grosso do Sul (sul), amanhece nublado, com sol entre muitas nuvens. Ainda não deve chover no Mato Grosso (setentrião e leste), Província Federalista e Goiás (setentrião).
No domingo (19), a expectativa é que no momento em sistema perdida força sobre o Núcleo-Oeste do Brasil. O sol predomina sobre o centro-norte de Goiás, no Província Federalista e no Mato Grosso. Mas as pancadas de chuva ainda devem ocorrer em Goiás (sul) e Mato Grosso do Sul (centro-leste).
Previsão do tempo Região Setentrião
O tempo na Região Setentrião do Brasil volta a continuar visto que esperado para essa quadra do ano. O ar seca novamente no Tocantins, em todo o centro-sul e leste do Pará. Essas áreas terão sol durante todo o feriado prolongado, com temperaturas entre 34 °C e 36 °C durante a tarde e gradual queda dos níveis de umidade no ar. No com a finalidade do feriado, várias áreas no Tocantins já poderão estar com níveis de umidade entre 21% e 30%.
Estados com o Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e também o Acre terá pancadas de chuva com raios entre a tarde e à noite. Várias pancadas poderão ser fortes. No Acre, o sol predomina na quinta-feira (16) e só há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na região de Rio Branco, mas nos demais dias do feriadão, as pancadas de chuva devem ocorrer entre com a finalidade tarde e primórdio da noite.
Alerta: Capitais visto que Boa Vista, Manaus e Macapá estão sujeitas a chuva poderoso.
Previsão do tempo na região do Nordeste
O feriado prolongado de Corpus Christi, será marcado por mais pancadas de chuva no leste da Região Nordeste.
A previsão é de chuva e períodos de sol, na Bahia (leste e nordeste), Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Setentrião, Ceará, e também no Piauí (litoral) e Maranhão (litoral), na quinta-feira (16). No interno dos estados do Maranhão, Piauí e da Bahia, passam a quinta-feira (16), com sol e calor, com níveis de umidade que podem continuar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Na sexta-feira (17), a expectativa é de que a chuva se concentre no leste do Nordeste. As pancadas de chuva vão continuar desde o leste do Rio Grande do Setentrião até o Nordeste e o litoral da Bahia, inclusive nas áreas de Sergipe e de Alagoas. Maceió e Recife serão as mais sujeitas a ter chuva de poderoso intensidade. O litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará terão pancadas de chuva, mas com bastante sol ao longo do dia. O restante do Nordeste tem tempo sedento e de sol.
Entre a quinta-feira (16) e sexta-feira (18) as cidades visto que Caruaru e Campo Grande, onde correm grandes festas juninas, o tempo será de instabilidades, sujeito a chuva a qualquer hora.
Ainda na sexta-feira (17), o sol vai predominar no interno do Maranhão, Piauí, Pernambuco (sertão) e em toda a Bahia. As temperaturas devem se elogiar ficando em torno dos 36 °C ou 37 °C, devem ser observadas e com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.
As pancadas de chuva vão continuar acontecendo no litoral do Maranhão, Piauí, em todo o Ceará, litoral do leste do Rio Grande, região de Natal, Paraíba (leste), Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Há risco de chuva poderoso na região de Maceió.
No domingo (19), o tempo não se difere de sábado, o sol vai predominar sobre a Bahia, no interno do Maranhão e do Piauí.
Ceará (litoral), Rio Grande do Setentrião, Paraíba, Pernambuco (centro-leste), Alagoas, Sergipe e Bahia (litoral setentrião) devem ter pancadas de chuvas frequentes.
Fique atilado as atualizações dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Clique na imagem para baixo para ver o vídeo restrito:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o com a finalidade de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso conduto do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso teor restrito.
Clique nesta ocasião e acesse nosso conduto
Quer receber teor restrito no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique nesta ocasião para ser direcionado que vamos te juntar na nossa Lista de Transmissão para receber teor restrito sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras visto que está o tempo em mais de 180 cidades