Em dois anos na cidade, Samu soma mais de 63 mil atendimentos

Em dois anos na cidade, Samu soma mais de 63 mil atendimentos

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Publicado em 29/11/2018 17h17
por redação/ Guia Taubaté

Há dois anos e alguns dias, acontecia a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, popularmente conhecido como Samu, em Taubaté. Na somatória do período, o serviço soma 142.926 chamadas e 63.987 mil atendimentos concretizados.

Implantado em 24 de novembro de 2016, por meio do Cismau, consórcio municipal responsável pelo serviço, o Samu reúne hoje atendimentos em oito cidades da região, e uma população de cerca de 426 mil pessoas. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.

O balanço reflete ainda a importância do médico regulador na triagem dos casos e a liberação das viaturas em situações de real necessidade. Dos 63.987 atendimentos que passaram pelo crivo dos médicos em dois anos, 49.885 foram regulados com o emprego de ambulâncias. O número representa que 22,02% dos casos foram resolvidos pelo telefone.

No ranking de atendimentos, as emergências estão em primeiro lugar, com 31.139 ocorrências registradas. Os traumas estão em segundo lugar, com 11.115 casos.

As unidades de urgência e emergência da Prefeitura de Taubaté lideram os encaminhamentos de pacientes na região. Ao todo, foram acolhidas 24.419 pessoas no período.

Com relação aos trotes, a conscientização da população colaborou com a redução do número. No primeiro ano do Samu foram registrados 8.775 trotes. O número caiu para 1.732 em 2018, totalizando 10.507 trotes em dois anos.

Por outro lado, o serviço alerta quanto aos casos de recusa de atendimentos ou remoção. Foram 1.339 casos no primeiro ano e 1.700 este ano, totalizando 3.039 recusas em dois anos.

Ocorrências de pacientes socorridos por terceiros, ou evasões também são significativas. No primeiro ano foram 1.651 casos e no segundo ano foram registrados 1.305, totalizando 2.956 ocorrências em dois anos.

Confira o balanço completo:

Chamadas

1º ano – 82.999

2º ano – 59.927

Total – 142.926

Atendimentos

1º ano – 32.068

2º ano – 31.919

Total – 63.987

Atendimentos regulados com o empenho de viatura

1º ano – 25.266

2º ano – 24.619

Total – 49.885

Trotes

1º ano – 8.775

2º ano – 1.732

Total – 10.507

Recusa de atendimento/ remoção

1º ano – 1.339

2º ano – 1.700

Total – 3.039

Remoção por terceiros/ evasões

1º ano – 1.651

2º ano – 1.305

Total – 2.956



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Fonte: Post Completo

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