Home / Noticias Blog / Diz quem sabe: 4 alimentos que protegem a pele dos danos solares

Diz quem sabe: 4 alimentos que protegem a pele dos danos solares

Todos nós sabemos os benefícios da utilização do protetor solar para proteger a nossa pele dos raios UV do sol. Ainda assim, para além do protetor solar, existe um outro fator que pode estar em falta na sua proteção solar: a sua dieta! A nossa dieta tem um papel muito importante na forma como o nosso corpo se adapta ao ambiente externo ao longo das estações e deve ser adaptada de forma a obtermos o maior benefício dos alimentos que consumimos. Por exemplo, no inverno há uma maior tendência a ingerirmos uma maior quantidade de alimentos e estes com maior teor de gordura enquanto que no verão, com as altas temperaturas, a tendência é ingerir alimentos ricos em água, verduras e frutas mais frescas.

Neste artigo vou indicar 4 alimentos que promovem a saúde da sua pele e que a protegem contra os danos causados pela exposição solar. É importante referir que em nenhum momento o consumo destes alimentos substitui as recomendações da DGS relativas aos cuidados a ter durante a exposição solar, nomeadamente evitar as maiores horas de calor, manter-se hidratado, utilização de protetor solar, entre outros.

1. Frutos secos e sementes

Frutos secos como o amendoim, as nozes, as amêndoas e sementes como a chia, linhaça ou de cânhamo contêm ácidos gordos essenciais ómega-3. Uma vez que o nosso organismo não consegue produzir estes ácidos gordos, é essencial que este tipo de alimentos esteja presente na nossa dieta. O ómega-3 contribuem para a manutenção da integridade da sua pele e também são anti-inflamatórios. Tenha sempre consigo uma pequena caixa com 1 punhado (30g) de frutos secos e/ou sementes para ir ingerindo ao longo do dia.

2. Cenouras e vegetais de folhas verdes

O nosso organismo converte betacaroteno em vitamina A, essencial para a manutenção da saúde da pele. As cenouras e vegetais, como couve e espinafre, são ótimas opções de alimentos com elevado teor de betacaroteno, em particular vegetais de folha verde, ricos em antioxidantes importantes para a proteção dos danos causados pelo sol, prevenção do envelhecimento provocado pela exposição solar como rugas e até mesmo na proteção de alguns cancros da pele. Experimente fazer uma salada colorida com espinafres e cenoura ou adicione estes alimentos nos seus batidos.

3. Mirtilos

Os mirtilos são ricos em poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres que podem danificar a pele devido à exposição ao sol e ao stress. São também uma fonte muito boa de vitamina C, que pode ajudar a prevenir o envelhecimento natural provocado pela exposição ao sol. Adicione uma taça de mirtilos ao seu iogurte ou à sua granola

4. Couve-flor

A couve-flor contém antioxidantes potentes que ajudam a combater o stress oxidativo das células quando expostas aos raios solares. Além disso, a couve-flor é um alimento naturalmente protetor do sol, graças à presença de histidina na sua constituição. Este aminoácido estimula a produção de ácido urocânico, que absorve a radiação UV (papel semelhante da melanina).


Fonte: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Dicas para banheiro de agachamento

Tipos de poluentes que um sistema de tratamento de água pode remover

Vou ter dar todas as dicas de tudo o que você precisa saber antes de …

Call Now Button