Curitiba sem clima de eleição
Eu não sei sobre outras capitais, mas em Curitiba, a capital paranaense, não tem clima de eleição.
A menos de um mês da eleição para prefeito e vereador, por volta do meio dia deste sábado (17), dava para se deitar numa das avenidas mais movimentadas do centro da cidade –a Rua Martim Afonso.
O tradicional Parque Barigui, idem, estava às moscas. Até o jacaré que dizem habitar o local não deu as caras para o tímido Sol entre nuvens.
O clima não é bom por aqui, na terra das araucárias. A temperatura não passava de 14 graus pelo início da tarde. A previsão é que ainda caia aos 12 na madrugada.
Voltemos às eleições 2020, ou melhor, às pretéritas.
Na eleição de 2018 e 2016, nesse mesmo período, por exemplo, o clima era outro. Havia carreatas, distribuição de santinhos, corpo a corpo, carros de som, enfim, coisas que até quem não gosta de política sente falta hoje.
Os que dizem odiar política dão o braço a torcer: ‘que saudade de um corpo-a-corpo eleitoral…’
Curitiba sem clima de eleição, não tem tesão.
Como afirmara Roberto Freire, o escritor, sem tesão não há solução.
Corroboram para esse modorrento clima –ou seria anticlímax? — a falta de debates nas emissoras de televisão.
Em clima de censura, até nas redes sociais, nem o tiozão chato do churrasco nos domingos compartilha a piada com medo do enquadramento na lei do fake news.
As aplicações de internet como Twitter, Facebook, YouTube, Google, Instagram, dentre outras menos famosas, também limitam o alcance da discussão política-eleitoral porque esperam que paguem elas por isso. Sim, você tem ‘liberdade de expressão’, individual, mas o Estado concorda com a censura ao limitar o acesso à informação.
O sujeito com 1 milhão de seguidores no Facebook, a título de ilustração, após anos de investimentos, seus posts não alcançam nem mesmo o feed da própria mãe. Porém, se o dito cujo pagar poderá até surgir na timeline de sua genitora.
Tudo conspira para não haver clima. Curitiba é o anticlímax nesta eleição. Não há tesão algum.
Sem tesão não há solução.