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Curitiba (PR) e BID dão início à implantação do Novo Inter 2, com investimento de US$ 133,4 milhões

Ao todo, são cinco lotes de licitação que envolvem sete projetos, com tempo de realização de 12 meses cada. Foto: Divulgação.

Projeto prevê a operação de ônibus elétricos

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) deram início nesta semana ao processo de implantação do Novo Inter 2. O projeto contará com investimentos da ordem de US$ 133,4 milhões para a evolução do sistema de transporte público.

O Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Traço Direta Inter 2 envolve as duas linhas que mais transportam passageiros na cidade fora do eixo estrutural: a Traço Direta Inter 2 (de Ligeirinho) e a Traço do Interbairros II (paradora).

Atualmente, o Ligeirinho Inter 2 transporta por dia 91 milénio passageiros e o Interbairros II, 64 milénio por dia. Com o projeto, as duas linhas deverão passar dos atuais 155 milénio passageiros transportados diariamente para 181 milénio, segundo a Prefeitura. O Inter 2 percorre trajecto rodear numa extensão de 38 quilômetros, passando por 28 bairros de Curitiba numa superfície de abrangência de 580 milénio habitantes.

O projeto também prevê a operação de ônibus elétricos. A novidade lógica proposta para os técnico de transporte de Curitiba envolve a descarbonização da frota, a atração de novos usuários ao transporte público, a promoção da mobilidade ativa e a disseminação da cultura de gestão de dados e inovação, com a utilização de novas tecnologias.

Relembre:

Curitiba e BID formalizam financiamento para novo Inter 2 com ônibus elétricos

Segundo a Prefeitura, as intervenções de mobilidade previstas no programa têm potencial para gerar 34,8 milénio postos de trabalho na cidade, entre empregos diretos, indiretos e induzidos.

REUNIÕES ONLINE

Nesta semana, foi feita a chamada “reunião de arranque” da missão do BID na terça-feira, 06 de abril de 2021. Novos encontros serão realizados diariamente por videoconferências até sexta-feira (09).

Neste primeiro momento, representantes do banco e técnicos do município trabalham no detalhamento das etapas e critérios de implantação do Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Traço Direta Inter 2.

INVESTIMENTOS E PRAZOS

Do totalidade de investimentos, US$ 106,7 milhões serão financiados pelo BID e US$ 26,7 milhões virão de contrapartidas do município.

A Prefeitura detalhou que o empréstimo será desembolsado dentro do período de cinco anos, com prazo de amortização de 25 anos e período de carência é de 5,5 anos.

Fazer parte dos projetos executivos do Novo Inter 2 estão sendo contratados pelo município. São cinco lotes de licitação que envolvem sete projetos, com tempo de realização de 12 meses cada.

Somente com os projetos executivos concluídos será verosímil licitar as obras. A estimativa de epílogo das obras é de 36 meses.

“É o momento de ajustar as métricas e objetivos face às mudanças que ocorreram no trajeto, tendo em vista a pandemia e uma série de externalidades que influenciam no processo. É necessário definir o que podemos fazer hoje para não ter problemas adiante, muito visto que definir ações para fazer executar o planejamento” , observou a dirigente da missão do BID e perito em Transportes Ana Beatriz Figueiredo de Castro.

Jessica Marques para o Quotidiano do Transporte

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