Curitiba e RMC estudam transporte com veículos elétricos
O governo do Paraná informou nesta quarta-feira (6) que estuda junto com as prefeituras de Curitiba e Região Metropolitana a implantação de um protótipo de transporte público com veículos elétricos, visando modernizar a integração entre os municípios. A informação foi divulgada depois uma reunião do governador Carlos Volume Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), com representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), operário de veículos elétricos.
Segundo material distribuído pela escritório de notícias do governo estadual, o protótipo com veículos elétricos pretende abranger os municípios que fazem secção do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e têm os maiores fluxos de passageiros. De concórdia com a Urbs, em tempos normais, um precário formado por 1,5 milhão de pessoas se desloca de ônibus diariamente entre a capital e a Grande Curitiba.
Entre as propostas para a capital está a de aproveitar a estrutura da Traço Virente para modernizar a relação com cidades já que Rancho Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo e Prado Grande do Sul.
“O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o protótipo já não atende à demanda atual. Queremos edificar juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, já que VLT e o monotrilho”, afirmou o governador.
No Brasil, a chinesa BYD iniciou a operação de sistemas de monotrilho e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Salvador, além de racontar com projetos em São José dos Campos e em uma das linhas do metrô de Curitiba.