Home / Noticias Blog / Críticos de cinemas de Curitiba debatem o Oscar 2021

Críticos de cinemas de Curitiba debatem o Oscar 2021

Confira das dicas culturais do Curitiba de Gratuito

No último ano, as salas de cinemas foram transferidas para a casa do público. Com a maior premiação da indústria cinematográfica não poderia ser dissemelhante: o Oscar também precisou se harmonizar ao domínio dos streamings. Para discutir todas as mudanças da premiação, falar das curiosidades, os azarões e os favoritos à estatueta críticos paranaenses promovem o “Bate-Papo Oscar 2021”.

Veja os detalhes e leia também as outras dicas culturais para a semana.

Boa leitura!


Oscar 2021

Foto: Divulgação

Legenda: A animação “Soul” concorre nas categorias: Melhor Filme de Animação, Melhor Cantiga Original e Som.

Os melhores filmes, as categorias e concorrentes, em quais plataformas observar e muito mais está na tarifa do “Bate-papo Oscar 2021”, que o vai ao ar no dia 24 de abril, às 15h.

O papo será orientado pelos jornalistas culturais Marden Machado (do Cinemarden), Flávio Jayme (do Pausa Dramática), Abonico Smith (do Mondo Bacana), Janaina Monteiro (do Mondo Bacana), Paulo Camargo (da Escotilha) e pelo artista visual e professor de cinema e retrato, Tom Lisboa.

Essa é a novidade edição do evento, que terá transmissão ao vivo pelo Cine Passeio. Os interessados em participar devem fazer matrícula gratuita a este respeito: http://www.cinepasseio.org/acontecendo/evento/bate-papo-sobre-o-oscar-2021-com-prestigiados-criticos-de-cinema . O link para a sala virtual será enviado por e-mail. As vagas são limitadas.

O “Bate-Papo Oscar 2021” é organizado pelos portais Pausa Dramática e Mondo Bacana em parceria com o Cine Passeio e esteio da Expressa Informação e do portal Curitiba de Gratuito. 


Dance, dance

Foto: Maciel Paludo/Reprodução site DANCEP

Legenda: Aulas do Dancep estão com inscrições abertas.

Para quem gosta de dançar duas instituições oferecem aulas gratuitas e on-line ainda neste mês. O Balé Teatro Guaíra inicia na próxima sexta-feira (23/04) oficinas virtuais abertas para profissionais e estudantes de dança. As aulas virtuais acontecem sempre às sextas-feiras, a partir das 13h, para até 100 pessoas. Não é necessário fazer matrícula prévia, basta acessar a este respeito: https://us02web.zoom.us/j/87160315382#success .

Já o Grupo de Dança Contemporânea do Escola Estadual do Paraná (Dancep) oferece aulas de dança que abrangem: consciência, força e estiramento, balé, dança contemporânea, jazz e videodança. Para participar é preciso ter mais de 12 anos e escolher uma modalidade a este respeito: https://www.dancep.com.br/Aulas-Abril/. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3234-5608 ou pelo e-mail [email protected]. 


Festival do Plá

Foto: Reprodução/Facebook

Legenda: Famoso por se apresentar na Boca Maldita, Plá é músico e cidadão honorário de Curitiba.

Um dos artistas de rua mais conhecidos de Curitiba, o músico Plá, é a grande estrela do festival on-line e gratuito de música que acontece até o dia 9 de maio. Poeta, músico, filósofo e artista visual, Plá, é também cidadão honorário de Curitiba e famoso na cidade por apresentar suas canções na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, desde 1984.

O festival Plá vai até o dia 9 de maio, sempre transmitido pelo https://www.facebook.com/plafestival . As apresentações ocorrem às 11 horas e às 16 horas. 


Inópia de vida

Foto: Divulgação

Legenda: Vídeos-espetáculos misturam contos e receitas.

Está em exibição até o dia 30 de abril, o “Pois que a Vida”, uma série de vídeo-espetáculos que une teatro, literatura e gastronomia. Nos vídeos, os artistas narram histórias sobre o modo de preparo dos mantimentos, com tramas que são recortes de vida.

Fundamentado no livro homônimo de Paula Giannini, o vídeo-espetáculo é o resultado é uma série de cena com memórias afetivas ligadas à gastronomia. As transmissões são de sem pagar e ocorrem às 20h, pelo:  https://www.youtube.com/channel/UCT5D3I0kCNmWWLnK-aiElLA . 


Almodóvar

Foto: Reprodução

Legenda: Cena do longa-metragem “Kika”, lançado em 1993 pelo cineasta.

Os filmes de um dos mais renomados cineastas mundiais, o espanhol Pedro Almodóvar, será discutido em encontros virtuais do “Bate-papo Cine Sesc”. Os eventos são gratuitos e ocorrem no dia 24 de abril, com matrícula a este respeito: https://www.sescpr.com.br/atividade/o-cinema-de-pedro-almodovar-parte-1-24-04-2021-1500/, e no dia 1ª de maio, com matrícula a este respeito: https://www.sescpr.com.br/atividade/o-cinema-de-pedro-almodovar-parte-2-01-05-2021-1500/, sempre às 15 horas. 


Pilastra da semana: Era uma vez

Foto: Montão do entrevistado

Legenda: Na coluna de estreia o entrevistado é o redactor Cleber Fabiano

No último domingo, 18 de abril, foi comemorado o “Dia Pátrio do Livro Infantil”, data também do promanação de Monteiro Lobato, chamado de pai da Literatura Infantil Brasileira. Nesta data que celebramos a dimensão do livro para as crianças, o Curitiba de Gratuito estreou a coluna “Era uma vez”, da jornalista e escritora Tina Demarche.

O tema dessa primeira edição é contos de fada e a literatura infantil e juvenil e para falar sobre o tópico, a jornalista entrevistou Cleber Fabiano, ganhador do Prêmio Montão FNLIJ (2014) na categoria Teoria Literária, membro imortal da Liceu Brasileira de Contadores de Histórias e diretor abrangente da Fatum Ensino. Para ler, acesse: https://curitibadegraca.com.br/curitiba-de-graca-estreia-coluna-era-uma-vez/

 

Para mais notícias culturais, é só entrar em: www.curitibadegraca.com.br

Baseado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Onda de frio que se aproxima do Paraná pode ser uma das mais intensas deste século

Onda de frio que se aproxima do Paraná pode ser uma das mais intensas deste século

23/07/21 às 17:29 Atualizado às 18:55 Redação Muito Paraná com METSUL Meteorologia A MetSul Meteorologia, …

Call Now Button