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Controle de velocidade testado em ônibus de Curitiba ganha o mundo

Testado nas ruas de Curitiba entre março de 2018 e março de 2019 em 25 ônibus biarticulados da linha Santa Cândida/Praça do Japão, o controle automático de velocidade criado pela Volvo já ganhou o continente e o mundo, além das estradas brasileiras.

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Ainda no ano passado, as encomendas feitas à fábrica da empresa na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) já saíram com a possibilidade do sistema ser ativado, dependendo apenas da escolha dos proprietários dos ônibus. “Todas as encomendas da América Latina desde o ano passado saem com essa possibilidade, seja urbano ou rodoviário, independente do veículo (biarticulado, articulado ou padrão)”, afirma o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini.

Grandes entregas como a de 594 veículos feita em Bogotá, na Colômbia, e a de 120 em Santiago, no Chile, estão rodando com o controle automático de velocidade. A capital colombiana ainda receberá mais 106 veículos esse ano dentro da maior venda da década da marca concretizada em junho passado.

O sucesso no BRT curitibano, onde funcionou bem e ajudou a reduzir 50% dos acidentes envolvendo os expressos no trecho, deu o aval para a tecnologia ser incorporada a empresa a nível mundial. “(O sistema) É um desenvolvimento global da Volvo, o interessante da empresa é que nós temos ônibus que vão rodar na Índia que estão sendo desenvolvidos em Curitiba. A nossa engenharia é realmente uma engenharia global, feita a várias mãos, mas o primeiro uso com medição foi em Curitiba, em conjunto com a Urbs e os operadores”, explica Todeschini.

Como funciona

Por meio de GPS, o sistema consegue identificar com precisão onde está o veículo e de forma automática, independente da ação do motorista, reduz a velocidade em áreas críticas como terminais, curvas perigosas, zonas com alta concentração de pessoas, entre outras. Basta o operador do veículo definir os pontos em que deseja reduzir a velocidade – e qual a velocidade máxima desejada – pela plataforma de conectividade da montadora de maneira remota e imediata.

Nas rodovias

Veículos entregues a empresas de transporte de passageiros de turismo feitas no fim de 2019 também ganharam o sistema para ser usado em rodovias. Localizar pontos críticos nas estradas, contudo, não é tão fácil quanto em áreas urbanas. Para isso, a Volvo está fazendo um teste para colocar a disposição dos compradores. “Pegamos a rodovia federal entre Curitiba e São Paulo (BR-116) e mapeamos através do Atlas de Acidentalidade (feito pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito com dados da PRF na BRs) 35 pontos com muitos acidentes, analisando que tipo de acidente tem e vamos carregar no nosso sistema automático de controle de velocidade a limitação nesses pontos. Vai caber ao cliente querer ou não acionar”, diz Todeschini.


Fonte: Post Completo

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