Cientistas criam vaso sanitário que detecta doenças
Liderada pelo professor Sanjiv “Sam” Gambhir, uma equipe de pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um vaso sanitário inteligente equipado com tecnologia que pode detectar uma variedade de marcadores de doenças nas fezes e na urina.
De concórdia com o estudo, publicado pela revista Nature, o sistema de privada montável é capaz de identificar, por meio dos dejetos, até mesmo alguns tipos de cancro, visto que cancro colorretal ou urológico.
O dispositivo pode ser ainda particularmente interessante para indivíduos geneticamente predispostos a certas condições, visto que síndrome do tripa irritável, cancro de próstata ou insuficiência renal, e que desejam se manter atualizados sobre sua saúde, apontam os cientistas de Stanford.
Em razão de funciona o vaso sanitário que detecta doenças
O sistema desenvolvido consiste em um sensor de movimento para detectar fezes e urina e que, ao receber o dejeto, passa a executar as análises. Testes físicos, moleculares, além de avaliação das características físicas do xixi e do cocô são até então realizados.
O vaso sanitário inteligente é capaz de identificar cada usuário por meio das digitais na descarga e por uma câmera que digitaliza a região anal. Toda a informação obtida sobre o estado de saúde é até então maquinalmente enviada para o celular do usuário.
O responsável da pesquisa aponta que o sistema, no horizonte, será geral no banheiro de muitas residências, já que a tecnologia é facilmente instalada em qualquer vaso sanitário. Ele ainda afirma que os dados coletados poderiam ser disponibilizados a profissionais de saúde, que seriam alertados sobre um provável problema de saúde de um paciente.