Home / Noticias Blog / Cientistas criam vaso sanitário que detecta doenças

Cientistas criam vaso sanitário que detecta doenças

vaso sanitario banheiro 0420 1400x800
gomolach/shutterstock

Liderada pelo professor Sanjiv “Sam” Gambhir, uma equipe de pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um vaso sanitário inteligente equipado com tecnologia que pode detectar uma variedade de marcadores de doenças nas fezes e na urina.

privada vaso sanitario 1400x800 0717
Africa Studio/Shutterstock

De concórdia com o estudo, publicado pela revista Nature, o sistema de privada montável é capaz de identificar, por meio dos dejetos, até mesmo alguns tipos de cancro, visto que cancro colorretal ou urológico.

banheiro diarreia barriga 0419 1400x800
Lorelyn Medina/Shutterstock

O dispositivo pode ser ainda particularmente interessante para indivíduos geneticamente predispostos a certas condições, visto que síndrome do tripa irritável, cancro de próstata ou insuficiência renal, e que desejam se manter atualizados sobre sua saúde, apontam os cientistas de Stanford.

Em razão de funciona o vaso sanitário que detecta doenças

vaso sanitario inteligente 0420 1400x800
Nature/Divulgação

O sistema desenvolvido consiste em um sensor de movimento para detectar fezes e urina e que, ao receber o dejeto, passa a executar as análises. Testes físicos, moleculares, além de avaliação das características físicas do xixi e do cocô são até então realizados.

banheiro xixi constipacao 0219 1400x800
santima.studio/shutterstock

O vaso sanitário inteligente é capaz de identificar cada usuário por meio das digitais na descarga e por uma câmera que digitaliza a região anal. Toda a informação obtida sobre o estado de saúde é até então maquinalmente enviada para o celular do usuário.

vaso sanitario descarga banheiro 0220 1400x800
MITstudio/shutterstock

O responsável da pesquisa aponta que o sistema, no horizonte, será geral no banheiro de muitas residências, já que a tecnologia é facilmente instalada em qualquer vaso sanitário. Ele ainda afirma que os dados coletados poderiam ser disponibilizados a profissionais de saúde, que seriam alertados sobre um provável problema de saúde de um paciente.

O que suas fezes e urina dizem sobre sua saúde

Baseado: Post Completo

Sobre Hidro Curitiba

Verifique também

Laboratório Tecpar Covid

Para refrescar:conheça dez cachoeiras perto de Curitiba

Catadupa do Panelão| Foto: Reprodução/Facebook Zero melhor que um banho de cascata para se refrescar …

Call Now Button