Alimentação nas escolas é tema de debate na Câmara de Taubaté
[ad_1]
por redação/Guia Taubaté
Uma audiência pública realizada na última sexta-feira (29), debateu na Câmara de Taubaté o tema alimentação saudável nas escolas. Os trabalhos foram dirigidos pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB), que expôs a necessidade de acompanhamento da alimentação servida às crianças nas unidades públicas de ensino.
Servidor público e ativista, Willian Mendes narrou o caso de Jacareí, que tem oferecido, no cardápio escolar, maior variedade de alimentos, eliminando produtos processados e retirando, por uma segunda-feira ao mês, a carne. “Teremos uma nutricionista para atender todas as secretarias da Prefeitura, fazendo cardápios para as pessoas que trabalham na rua e apoiando a Assistência Social no atendimento às pessoas com vulnerabilidade”, contou Willian.
Nutricionista em Jacareí, Emily Motta disse que o município buscou melhorias tanto no contrato quanto no cardápio. O contrato é fiscalizado por uma equipe de nutrição e contém informações como custo de dietas especiais, manutenção preventiva, controle de pragas e pagamento realizado por cardápio consumido.
“O cardápio é isento de salsicha e empanados. Substituímos bebida láctea por iogurte, oferecemos maior variedade de alimentos, como queijo e cereais integrais, e temos disponibilidade de dietas vegetarianas. Nas creches, todos os sucos são de frutas”, citou Emily.
Representando a ONG Camaleão, Douglas apresentou um vídeo sobre a dieta vegetariana e explicou que a proposta é tentar simplificar a merenda usando essa dieta, que satisfaz as necessidades de diabéticos, de intolerantes a lactose, daqueles que têm restrições alimentares por convicção religiosa ou por alergias. “A dieta vegetariana busca a inclusão de uma quantidade de vegetais, temos que buscar a variedade para ter uma adequação nutricional interessante”, disse.
Pela Prefeitura, a nutricionista da Secretaria de Educação, Aline Alves da Silva, afirmou que há cuidados com a alimentação das crianças no município, mas mostrou-se cautelosa quanto à eliminação de carne. “Acho que nossa população ainda não está preparada para a alimentação vegetariana. Como nutricionista, temos o sonho de incluir mais vegetais nos cardápios, mas, acompanhando a alimentação das crianças nas escolas, vemos que falta muito ainda.”
Munícipes questionaram a merenda oferecida na rede escolar, reclamando do desjejum à base de bolacha e das refeições com salsicha. Carbonne se comprometeu a levar ao prefeito o resultado da audiência para debater melhorias na área.
[ad_2]
Fonte: Post Completo